O julgamento do São Paulo, relacionado a cânticos homofóbicos entoados por sua torcida contra o Corinthians, foi adiado. A deliberação ocorreu durante uma sessão da Segunda Comissão Disciplinar do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) na última sexta-feira, 17. O processo foi suspenso para que informações adicionais possam ser coletadas junto ao Corinthians, o que será abordado na próxima reunião do órgão, cuja data ainda não foi definida.
O incidente em questão se deu em 19 de julho, durante um clássico no Morumbi, onde a torcida do São Paulo cantou uma letra considerada ofensiva. A Procuradoria alegou que a canção violava o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de atos discriminatórios. A recomendação da Procuradoria inclui a perda do mando de campo, com o argumento de que apenas multas não são suficientes para desencorajar tais comportamentos.
Conforme destacado pelo procurador Leandro Rosa, há uma série de evidências que embasam a acusação, incluindo gravações e documentos que refletem a seriedade da conduta observada. Ele enfatizou que o ambiente do futebol não pode ser um espaço para manifestações desse tipo, citando punições recentes aplicadas contra outras equipes, como Corinthians e Palmeiras, por infrações semelhantes.
Em defesa do clube, o advogado do São Paulo, Pedro Moreria, expressou veementemente o repúdio à acusação, ressaltando que o clube nunca havia sido denunciado por homofobia em tribunais anteriores. Moreria contestou a validade das provas apresentadas, argumentando que não há ligações diretas entre os vídeos e a partida, nem registros claros que comprovem a participação do Corinthians ou a data dos eventos alegados. O árbitro da partida, Anderson Daronco, confirmou não ter ouvido os cânticos discutidos.
Visando a defesa do São Paulo, Moreria e Felipe Carvalho, gerente jurídico do clube, solicitaram que a denúncia fosse considerada inepta e o pedido de perda de mando de campo fosse afastado, destacando que a equipe é considerada primária e não tem histórico de incidentes desse tipo.



Corinthians define data para quitar salários de junho e derrubar primeiro transfer ban
Entenda a situação de Gui Negão no Corinthians
Corinthians recusa proposta milionária da Espanha por Gui Negão
Corinthians abre janela de transferências sufocado por três transfer bans ativos
Fernando Diniz define titulares para reestreia na temporada contra o Remo! Confira
ELE FICA?! Memphis pede contrato de 3 anos e aceita corte salarial e para ficar no Corinthians
ALVO DEFINIDO: Ex-Barcelona é o plano A do Corinthians de Fernando Diniz em 2026
Lamentável! Corinthians sofre novo Transferban, acumula punições da FIFA e complica contratações
Juventus faz videochamada com André e prepara proposta milionária por craque
Pedro Raul, do Corinthians, atrai interesse de Fortaleza e Coritiba e pode estar de saída