Matías Rojas vive a expectativa de estrear como jogador do Corinthians neste sábado (15), às 16h30 (de Brasília), no duelo decisivo das quartas de final da Copa do Brasil contra o América-MG. O meia tem contado com a ajuda dos companheiros para se adaptar e já sabe algumas coisas em português.
A ESPN reuniu alguns bastidores dos primeiros dias do paraguaio em São Paulo, da ajuda que recebeu de Renato Augusto ao palavrão em português que ele tem repetido.
Rojas chegou ao Brasil, após o fim de seu contrato com o Racing, no início de julho. Esperou até esta semana para poder ser oficializado como reforço alvinegro, até ser apresentado na sexta-feira (14). Na entrevista, garantiu estar pronto para atuar 90 minutos.
Nos primeiros dias de Corinthians, Rojas tem estado mais próximo dos estrangeiros do elenco. O uruguaio Bruno Méndez, o colombiano Cantillo e o português Rafael Ramos, por exemplo, eram quem conversavam com o paraguaio nas primeiras imagens de treino do reforço divulgados pelos canais oficiais do Corinthians.
O compatriota Ángel Romero, claro, é outra pessoa importante na adaptação, sendo que, além de paraguaios, os dois atuaram juntos no Cerro Porteño. Já o companheiro de quarto de Rojas nas últimas viagens foi o argentino Fausto Vera.
Até um "gringo" ex-Corinthians também ajudou Rojas: Paolo Guerrero, que estava no Racing, ex-clube do paraguaio. Foi o peruano quem indicou o melhor bairro em São Paulo para se morar jogando com a camisa alvinegra e indicou também lugares para visitar.
Isso não quer dizer, porém, que os brasileiros não estejam ativamente integrando Rojas ao elenco. Com destaque para Renato Augusto, que foi responsável auxiliar o novo companheiro na definição do lugar para morar e também na busca por um carro para se deslocar.
"Renato é um craque total. O que vocês vêm nos jogos posso desfrutar todos os dias. E, mais do que isso, percebi que é uma grande pessoa, me ajudou na adaptação aqui, com a casa, com o carro. É espetacular ter um jogador tão grande que seja tão boa pessoa", disse Rojas.
Os brasileiros do elenco também já ensinaram algumas coisas em português a Rojas, mais precisamente um palavrão, que se tornou o que ele mais fala no momento: "p... que pariu".
O paraguaio, inclusive, chegou a ser perguntado se já sabia falar algo em português na entrevista coletiva. Olhou para a assessora do Corinthians, Josiane Ribeiro, e perguntou se poderia responder. Ela indicou que seria melhor não, e os dois deram risada.
Na viagem da Argentina para o Brasil, Rojas veio acompanhado de alguns livros, que ele preferiu não revelar quais. Ele contou que gosta de ler, mas também que é bastante reservado e evita expor detalhes de sua vida privada.
Nomeou, porém, duas personalidades que ele tem como ídolos: Michael Jordan e Rafael Nadal. Condição que ele espera conquistar agora dos torcedores corintianos, em uma história que pode começar a ser escrita em campo neste sábado.
América-MG (C): 15/07, 16h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Universitario (F): 18/07, 21h30 - CONMEBOL Sul-Americana - Transmissão pela ESPN no Star+
Bahia (F): 22/07, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
3495 visitas - Fonte: ESPN