17/5/2023 18:42

Luxemburgo está ultrapassado? Ex-auxiliar rebate rótulo e critica urgência em "aposentar pessoas no futebol"

Corinthians tenta se recuperar sob o comando de Vanderlei Luxemburgo

Luxemburgo está ultrapassado? Ex-auxiliar rebate rótulo e critica urgência em

A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians não começou como o torcedor esperava. O treinador chegou ao Parque São Jorge com a missão de tirar a equipe da crise, mas até o momento segue sem vencer, com duas derrotas e dois empates à frente do Timão.

E se na década de 90 o ""Pofexô"" era conhecido por ser um profissional de vanguarda, com seus métodos únicos e inovadores para a época, hoje o experiente técnico tenta se ""livrar"" do rótulo de ""ultrapassado"" que ganhou dos críticos ao longo dos anos.

Na opinião de um velho conhecido de Luxemburgo, o técnico de 71 anos realmente sempre esteve à frente do tempo.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, PC Gusmão, que trabalhou como auxiliar-técnico de Vanderlei em alguns clubes, saiu em defesa do comandante e afirmou que o termo ""ultrapassado"" não deveria nem existir no futebol.

""Para quem está dentro do futebol, o processo de "ultrapassado" não existe. Você tem oportunidade de estar trabalhando e tem capacidade de discernimento em você saber o que é tradicional, ou seja, o que você pode dar a vida dentro daquilo que já fez, e o arcaico, aquilo que você não se aplica mais"", disse.

""A gente tem exemplos disso no Brasil, não só com treinadores brasileiros, mas também com estrangeiros acima de 60 anos que chegaram e tiveram sucesso. Eu vejo mais pelo lado realista. A gente tem que se saber aproveitar, independentemente da idade, o que cada um tem de melhor para o momento. Funciona muito por esse lado"", completou PC, que conquistou a Tríplice Coroa com o Cruzeiro em 2003, ao lado de Luxa, faturando Estadual, Brasileirão e Copa do Brasil.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, PC Gusmão sai em defesa de Luxemburgo no Corinthians

PC Gusmão, que estava como coordenador técnico do Ceará e foi desligado na última terça-feira (15), pontuou ainda que a vasta experiência campeã de Luxemburgo tem que ser aproveitada por todos e criticou a urgência em aposentar treinadores no mundo da bola.

""É até chato a gente ficar falando porque você coloca fatores limitantes dentro de capacidades individuais e profissionais. Só o dia a dia mostra. Hoje você tem o Vanderlei dentro do próprio Corinthians com uma comissão técnica muito capaz, jovens, trabalhadores e que podem hoje contar com essa experiência, com uma bagagem muito rica"", disse.

""É muito importante você extrair o que eles têm de melhor, aproveitar enquanto ainda estamos aqui. Hoje essa divulgação está mais clara e objetiva do que era nos anos 90. Hoje você tem a oportunidade de mostrar o trabalho deles e o histórico é rico de grandes conquistas, jogos, elencos e em grandes times do futebol brasileiro. Isso a gente até respeita a posição de algumas pessoas, mas sabemos que o futebol é muito mais dentro do que você já conquistou. A diferença entre o saber e a sabedoria é aquilo que você tem de conhecimento e aquilo que você já viveu"", afirmou.

Os métodos tecnológicos do "Pôfexo"

Quando Luxemburgo chegava aos clubes carregava consigo uma série de profissionais. Um deles era dedicado à área de tecnologia, em um tempo em que o departamento de análise de desempenho, hoje um dos mais importantes na estrutura de um clube moderno, nem sonhava em existir.

PC lembra que Vanderlei fazia questão de ter um cinegrafista em sua comissão para analisar a equipe e os adversários através de fitas-cassetes, um método um tanto quanto inovador para a época.

""A gente tinha um cinegrafista e ele filmava o jogo. A gente editava dentro daquilo que teríamos que melhorar e também os adversários. Dentro de algumas situações foram criadas áreas específicas com desenvolvimento muito maior do que a gente tinha antes dentro dos clubes. Eu lembro que de ficar às vezes dentro do auditório ao lado do cinegrafista durante muito tempo vendo os jogos, editando e passando as ideias para os jogadores"", relembrou.

""Ele já tinha um método bem diferente para a época. Nós já tínhamos todos esses recursos que foram colocados dentro dos clubes em que passamos. Com certeza ele foi um inovador. Ele sempre pensou em excelência e em oferecer o melhor para cobrar o melhor de seus profissionais e dos jogadores. Ele sempre foi um cara bem diferente"", completou.

Próximos jogos do Corinthians:

Atlético-MG (F) - 17/05, 21h30 - Copa do Brasil

Flamengo (F) - 21/05, 16h - Campeonato Brasileiro

Argentinos Juniors (F) - 24/05, 21h30 - CONMEBOL Libertadores, com transmissão pela ESPN no Star+



VEJA TAMBÉM
- Conselho Deliberativo do Corinthians aprova as contas de 2025 com déficit multimilionário; Confira os valores!
- Secretário do Cori vê "irresponsabilidade" em custos de Memphis e analisa balanço financeiro do Corinthians
- Corinthians avança em novo acordo de Naming Rights para quitar dívida da Arena


1248 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias