O Napoli pode quebrar um jejum de 33 anos e voltar a levantar a taça de campeão italiano. Para isso, basta apenas empatar com a Udinese, nesta quinta-feira (4), às 15h45 (de Brasília), em partida com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
A equipe napolitana não sabe o que é conquistar o Scudetto desde 1990, quando tinha Maradona como principal estrela, além de outros nomes lendários como o atacante brasileiro Careca.
Mas o que acontecia no mundo naquela época? O ESPN.com.br relembra alguns fatos marcantes.
Se no país da bota os napolitanos faturavam o título, na Inglaterra, o Liverpool era campeão. Na Espanha, o Real Madrid ficou com a taça, enquanto o Olympique de Marselha conquistou o troféu do Campeonato Francês. Na Champions League, que ainda tinha o nome de Copa dos Campeões Europeus, o Milan venceu a final contra o Benfica e ficou com a taça.
O Olimpia, do Paraguai, faturou a CONMEBOL Libertadores. No Brasil, o Corinthians foi campeão pela primeira vez depois de derrotar o rival São Paulo na final do campeonato, que era disputado no formato mata-mata, vencendo os dois jogos por 1 a 0. Já na Copa do Brasil, que estava apenas na sua segunda edição, o Flamengo ficou com a taça ao vencer o Goiás na decisão.
Já para a seleção brasileira, até então tricampeã, o ano de 1990 foi um desastre. O time comandado pelo técnico Sebastião Lazaroni foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo com uma derrota por 1 a 0 para a Argentina, gol de Claudio Caniggia. Os ''hermanos'' chegaram até a decisão, mas perderam para a Alemanha, que foi tricampeã mundial.
Por outro lado, o Brasil vivia o seu auge no automobilismo com o lendário Ayrton Senna. A temporada de 1990 da Fórmula 1 ficou marcada pela vingança do piloto brasileiro sobre Alain Prost, seu eterno rival, no GP do Japão. Tudo começou um ano antes, quando o francês foi campeão após jogar o carro sobre o brasileiro para evitar a ultrapassagem. Só que em 90, foi a vez de Senna jogar seu carro sobre Prost para se sagrar campeão.
No campo político, o país passava pela redemocratização. Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por votos após o período da ditadura militar em 1989, mas assumiu o cargo em 1990. Em março, o governo confiscou a poupança e congelou todas as contas bancárias do país com o "Plano Collor". O "cruzeiro" voltou a ser a moeda nacional, pela terceira vez. A ideia era acabar com a hiperinflação e estabilizar a economia, mas isso não aconteceu.
Na política internacional, a Alemanha, antes dividida entre Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista) foi reunificada, e o Muro de Berlim, que divida a capital, caiu no final de 1989.
Em termos de cultura, o ano foi bastante importante para o cinema com as estreias dos clássicos "Uma Linda Mulher", de Julia Roberts e Richard Gere, e do fenômeno de bilheteria "Ghost", com Patrick Swayze e Demi Moore.
Na música, o país se despedia de Cazuza, vítima de Aids, aos 32 anos. A Rainha do Pop Madonna dominava as paradas de sucesso com o hit ''Vogue'', enquanto, no Brasil, Chitãozinho e Xororó estouravam com ''Evidências''. A MTV, canal de televisão que marcou época, foi inaugurada no Brasil em outubro de 1990.
Nas telenovelas, "Rainha da Sucata" foi um enorme sucesso no horário das 21h pela TV Globo. O folhetim, escrito por Silvio de Abreu tinha Regina Duarte e Claudia Raia como principais protagonistas.
Udinese x Napoli, válido pelo Campeonato Italiano, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, nesta quinta-feira, às 15h45 (de Brasília).
1392 visitas - Fonte: ESPN
Quem quer saber dessa porra de napoli e o caralho aqui tem que falar di corinthians não dessas merdas por ai se não tem o que falar cale a boca e só aparexe quando for falar do CORINTHIANS bando de vermes
QUE EU SAIBA AQUI É CORINTHIANS!?
To quase saindo disso , tem outro melhor q esse nao nação ???
Que porra é essa? Isso é aplicativo do Corinthians? Será que estou no lugar errado? Esse aplicativo tá ficando fraco demais!