8/9/2018 21:00

Caridade ao São Paulo e jogos de 20 minutos: a divergência histórica entre Corinthians e Palmeiras

Caridade ao São Paulo e jogos de 20 minutos: a divergência histórica entre Corinthians e Palmeiras
O triunfo do Corinthians por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, garantiu ao Timão o empate no número de vitórias em relação ao arquirrival no retrospecto de 101 anos de duração do Dérbi. Ao menos segundo as contas alvinegras...

Corinthians e Palmeiras divergem historicamente sobre o retrospecto do clássico. No entendimento do clube alvinegro, as contas agora estão empatadas com 126 vitórias para cada lado, além de 106 empates.

Já o rival alviverde alega ter 130 triunfos diante de 128 corinthianos e ainda outros 110 empates. A divergência se dá por conta de dez partidas consideradas pelo Palmeiras - e não consideradas pelo Corinthians. Nove desses jogos foram válidos pelo Torneio Início Paulista; o outro, pela Taça Augusto Henrique Mündell Júnior de 1938.

O Torneio Início Paulista foi disputado entre 1919 e 1958, com edições esporádicas em 1969, 1984, 1986, 1991 e 1996. O diferencial desta competição era o fato de ela ser disputada em um único dia. Por conta disso, as partidas tinham duração reduzida - eram disputadas em dois tempos de dez minutos cada (20 minutos por jogo). A final era exceção, sendo disputada em 60 minutos (dois tempos de meia hora).

Retrospecto do Corinthians contra o Palmeiras no Torneio Início Paulista: duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

A Taça Augusto Henrique Mündell Júnior de 1938 foi um torneio organizado pelo São Paulo, que menos de três anos após sua refundação enfrentava grave crise financeira e decidiu assim criar uma competição para angariar fundos por meio da venda de ingressos. Aceitaram participar os rivais Corinthians, Palestra Itália e Portuguesa, cujos torcedores "compraram a ideia" e marcaram presença no Parque Antártica (palco da disputa, travada em um único dia com jogos semifinais e final em tempo reduzido - menos de 90 minutos).

Retrospecto do Corinthians contra o Palmeiras na Taça Augusto Henrique Mündell Júnior de 1938: um empate, na semifinal (Timão avançou à final por dois escanteios a zero - critério de desempate adotado no torneio).

O Corinthians se recusa a levar em consideração as dez partidas em questão por terem sido disputadas em menos de 90 minutos. O Palmeiras, por sua vez, leva em consideração o fato de os jogos terem sido disputados com uniformes, equipes de arbitragem e público pagante.

Retrospecto do Dérbi

Segundo o Corinthians
Vitórias do Corinthians: 126
Vitórias do Palmeiras: 126
Empates: 106

Segundo o Palmeiras
Vitórias do Corinthians: 128
Vitórias do Palmeiras: 130
Empates: 110



VEJA TAMBÉM
- Lembra dele? Ex-Corinthians é suspenso por quatro anos por uso de doping!
- Ano magico? Corinthians encerra ano com títulos importantes e com brilho de estrelas
- Timão acertou em renovar? Corinthians compra em definitivo Maycon e fiel torcida fica dividida


15057 visitas - Fonte: Meu Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Esses peppas sao uns comedias mesmo daqui a pouco eles vao querer contar ate as vezes que ganharam no par ou impar. So pra falar que tem mais vitorias que agente.

Camila Sales     

Kkk jogo de 20 minutos essa e boa so os porcos mesmo pra mim fazer rir kkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade