O Dérbi deste domingo, marcado para o Allianz Parque, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode significar um feito histórico. Se o Corinthians vencer seu arquirrival, ficará à frente no retrospecto geral contra o Palmeiras pela primeira vez em 51 anos.
A última vez em que o Corinthians somava mais vitórias do que o Palmeiras no histórico do Dérbi foi em dezembro de 1966. Atualmente o retrospecto aponta 126 vitórias alvinegras, 126 triunfos do alviverde e ainda outros 106 empates. Os dados foram coletados junto ao historiador e jornalista Celso Unzelte, criador do Almanaque do Timão.
A igualdade no número de vitórias foi atingida no último clássico disputado entre Corinthians e Palmeiras: triunfo alvinegro de 1 a 0 no dia 13 de maio, pelo primeiro turno do Brasileirão.
Cabe aqui destacar que, nas contas do Palmeiras, o retrospecto é outro. Os historiadores alviverdes alegam 130 vitórias palmeirenses, 128 corinthianas e 110 empates. A divergência se dá por conta de dez partidas consideradas pelo clube da Barra Funda - e não consideradas pela agremiação do Parque São Jorge.