Foto: Reprodução/Premiere
Jogadores de Corinthians e Palmeiras estão na mira do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol e podem ser denunciados pela procuradoria do órgão ainda nesta terça-feira por conta da confusão generalizada no Dérbi do último sábado. Eventual julgamento somente deve acontecer após a finalíssima de domingo e portanto gerar consequências (como suspensões, por exemplo) apenas para o Estadual de 2019.
De acordo com informações publicadas nesta terça pelo portal Uol, o corinthiano Henrique e o palmeirense Felipe Melo são aqueles que mais chamaram atenção da procuradoria do TJD em meio à análise de imagens do Dérbi. No caso do zagueiro, há suspeita de que ele teria cuspido em direção ao atacante rival Borja.
"Nós precisamos esperar as imagens oficiais, que são mais claras, e não podemos nos precipitar, mas pareceu ter havido esse ato", disse Wilson Marchetti, procurador geral do órgão.
Com relação a Felipe Melo, há possibilidade de o palmeirense ser denunciado por adaptar uma munhequeira como instrumento facilitador de socos durante a confusão generalizada. O objeto, no entanto, foi flagrado entre os dedos (e não no punho) do volante em outros momentos do clássico também, cabe ressaltar.
"Ainda não vi os vídeos da briga, mas me falaram que ele estava com a munhequeira desse jeito (na mão, não no pulso). Pode ser agravante, sim, mas precisamos analisar primeiro, entender o que aconteceu", explicou Antonio Assunção de Olim, presidente do TJD.
Foram expulsos após a confusão o corinthiano Clayson e o palmeirense Felipe Melo. Há também possibilidade de punição ao zagueiro do Timão Pedro Henrique e ao preparador alviverde Omar Feitosa, que teriam se desentendido no túnel de acesso aos vestiários após o apito final. O árbitro Leandro Bizzio Marinho, cuja súmula foi considerada superficial, também deve ser ouvido pelo TJD a fim de ajudar no esclarecimento de dúvidas.
O Corinthians foi derrotado por 1 a 0 para o Palmeiras no clássico de ida das finais do Campeonato Paulista, no último sábado, na Arena, em Itaquera. O duelo de volta está marcado para este domingo, no Allianz Parque. O Timão precisa de um triunfo de dois gols de diferença para ser campeão no tempo regulamentar - vitória por um tento leva a decisão para os pênaltis.
Palmeirense sob risco
Risco de ficar suspenso da finalíssima deste domingo quem corre é apenas o palmeirense Jaílson. Isso porque o goleiro da equipe alviverde terá recurso julgado nesta terça-feira referente à entrada contra o corinthiano Renê Júnior cometida ainda no clássico da fase de grupos. A sessão do TJD está marcada às 17h. Suspenso em primeira instância por três jogos, ele atuou nas semifinais e na primeira partida da final por conta de um efeito suspensivo.