Gilmar Dal Pozzo estreia neste domingo contra o Corinthians, de Mano Menezes
A última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro não rende título, nem dá a garantia do que pode acontecer na segunda metade da competição. Mesmo assim, Criciúma e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Heriberto Hulse, com objetivos bem claros para esta etapa do Brasileirão.
O Tigre precisa vencer para se livrar da zona de rebaixamento, enquanto o Timão espera se manter no grupo dos quatro melhores, que se classificam para a Taça Libertadores do ano que vem.
Com apenas 17 pontos, o Criciúma tem, de longe, o pior ataque do campeonato: são nove gols marcados em 18 partidas, e o jejum de oito jogos sem vitórias mostra que o problema é grave. Empatado com o Palmeiras, primeiro time fora do Z-4 (a desvantagem está no saldo), o Tigre precisa fazer um bom resultado e torcer pelo tropeço do rival, que enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba.
Para tentar melhorar, o clube conta com a estreia do técnico Gilmar Dal Pozzo.
O Corinthians, por sua vez, tem a melhor defesa do Brasileirão, com 12 gols sofridos, mas não vai contar com o principal jogador do setor. Gil está com a seleção brasileira e não joga. A equipe de Mano Menezes tem 32 pontos e quer se consolidar no G-4, já que alcançar o Cruzeiro parece missão cada vez mais difícil.
A TV Globo transmite o duelo para os estados de SP, RS, PR, SC (menos Criciúma), BA, CE, GO, TO, MS e MT. O Premiere FC mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com acompanha os lances em Tempo Real a partir das 14h..
Criciúma: com apenas um trabalho de campo antes de sua estreia, o técnico Gilmar Dal Pozzo deverá manter a base utilizada pelo interino Wilson Vaterkemper, agora seu auxiliar, nos três últimos jogos. O meia Paulo Baier deve iniciar no banco, apesar de ter sido poupado de sequência para estar pronto para enfrentar o Corinthians.
O Tigre vai ter um trio de atacantes, com a estreia do centroavante Zé Carlos, que retorna ao clube. A provável escalação tem: Luiz; Luís Felipe, Fábio Ferreira, Alcides e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor, Cleber Santana, Lucca e Silvinho; Zé Carlos.
Corinthians: com desfalques no ataque, o técnico Mano Menezes deve povoar o meio-campo e promover a entrada de Petros, que vinha sendo reserva. O desfalque mais recente é Romarinho, vendido para o El-Jaish, do Catar. No meio, Jadson pode ganhar chance ao lado de Renato Augusto.
O time deve ter Cássio, Fagner (Ferrugem), Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Renato Augusto, Petros e Jadson; Romero.
Corinthians: Romarinho, negociado com o El-Jaish, do Catar, virou desfalque de última hora. Os outros são Luciano, suspenso, Gil e Elias, suspensos e convocados para a seleção brasileira, além de Lodeiro e Paolo Guerrero, convocados para Uruguai e Peru, respectivamente.
Criciúma: o lateral-esquerdo Cortez e o volante Serginho, suspensos. Os volantes Martinez e Maylson estão lesionados. Os zagueiros Heitor e Rafael Donato fazem recondicionamento físico após cirurgias. Os atacantes Bruno Lopes e Danilo Alves estão próximos de retorno após tratamento de lesões musculares.
Corinthians: Petros e Ralf.
Criciúma: Bruno Cortez, João Vitor, Lucca, Luiz e Souza