O Corinthians tem um histórico a defender na final do Paulistão contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (27). O Alvinegro jamais levou uma virada quando chegou à Neo Química Arena em vantagem para um jogo de volta de mata-mata, e é justamente este o cenário da decisão. Os rivais decidem o título às 21h35 (de Brasília), e o Gato Mestre compara os números para te ajudar a palpitar no Bolão do Cartola.
O Corinthians tem retrospecto perfeito quando tem vantagem a defender em Itaquera, ou seja, quando venceu um jogo de ida de mata-mata e jogou na Neo Química Arena para confirmar uma classificação ou um título – o Timão foi campeão paulista assim em 2017, sobre a Ponte Preta. Esta é a oitava vez que o Corinthians defende, em Itaquera, uma vantagem conquistada fora de casa. O histórico até aqui é de sete classificações, sendo seis no tempo normal e uma nos pênaltis. Foram duas vitórias, três empates e duas derrotas nos 90 minutos. O Corinthians sofreu o maior susto em jogos nestas circunstâncias no ano passado, na Copa Sul-Americana. Na ocasião, venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 como visitante, perdeu pelo mesmo placar no tempo normal em Itaquera e precisou de três defesas de Hugo Souza para se classificar nos pênaltis. Veja os resultados no gráfico abaixo:
Por outro lado, o Palmeiras conquistou os três últimos títulos do Paulistão com viradas. Foi assim em 2022 contra o São Paulo, em 2023 contra o Água Santa e mais uma vez no ano passado, contra o Santos. Desta vez, porém, o Verdão precisa remontar um resultado como vistante. Nesta finalíssima, o Corinthians tem a vantagem do empate após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Allianz Parque. O Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal, ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis. Não há critério de gol qualificado fora de casa.
Histórico do clássico A vantagem do retrospecto é palmeirense. São seis vitórias de diferença nas contas do Alviverde: 139, contra 133 do rival e 120 empates, enquanto o Corinthians calcula a desvantagem em quatro vitórias (135 a 131, com 115 empates) porque considera dez jogos a menos na história. Confira abaixo os números dos últimos 20 clássicos: Vitórias do Palmeiras: 8 Empates: 8 Vitórias do Corinthians: 4 Mais campeonatos no Bolão Além do Paulistão, o Bolão do Cartola também tem jogos da Copa do Nordeste nesta semana. Entre no bolão, convoque os amigos e palpite! Siga o Gato Mestre nas redes sociais X (Twitter) Threads Facebook Instagram *Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavoni, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano.



FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após título contra o Vasco
GOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!! O Timão faz mais um e desempata a final!!!
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Entre invasões e títulos, Corinthians revive mística do Maracanã na final
Milan observa Hugo Souza, mas Corinthians barra proposta de R$ 40 milhões
Timão na Libertadores!! Corinthians conquista a Copa do Brasil e garante a vaga na Libertadores
É DECISÃO! Vasco x Corinthians: onde assistir