Mesmo sob pressão no Corinthians, o técnico Ramón Díaz tentará quebrar uma sina para se tornar o primeiro técnico estrangeiro a conquistar um título pelo Timão neste século XXI. Neste domingo, o Corinthians da família Díaz visita o Palmeiras no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Ramón Díaz, assim, terá sua primeira oportunidade de erguer um título no comando do Alvinegro Paulista. Caso o faça, ele será o primeiro estrangeiro a conseguir tal feito neste século e pode se consolidar como um dos principais comandantes argentinos da história da equipe. Dos anos 2000 para cá, o Corinthians teve outros quatro técnicos estrangeiros: o uruguaio Dario Pereyra (2001), o argentino Daniel Passarella (2005), e os portugueses Vítor Pereira (2022) e Antônio Oliveira (2024). Nenhum deles teve grande sucesso no comando do Timão.
O primeiro estrangeiro a treinar o clube do Parque São Jorge foi Dario Pereyra, do Uruguai. O comandante, porém, teve passagem curtíssima pela equipe e esteve à beira do gramado em apenas seis jogos, com uma vitória, dois empates e três derrotas. Ele assumiu o comando no início de 2001 e fechou a breve passagem sem títulos, apesar do time ter sido campeão paulista naquele ano. Depois, foi a vez do argentino Daniel Passarella treinar o time em 2005. Ele ficou próximo de conquistar o Paulista no começo da temporada, mas terminou com o vice-campeonato. Vale mencionar que, naquele ano, o Corinthians foi campeão brasileiro, mas Passarella comandou a equipe apenas na estreia da competição. Ao todo, foram 15 jogos, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
O Timão, então, passou bons anos apostando somente em técnicos brasileiros. Foi somente em 2022 que a diretoria voltou a apostar em técnicos estrangeiros e fechou a contratação de Vítor Pereira, que até hoje traz um misto de sensações para a Fiel Torcida... Ao todo, Pereira comandou o Corinthians em 64 jogos, com 26 triunfos, 21 empates e 17 derrotas. Por fim, após Vítor Pereira, outro português assumiu o comando o Corinthians. Antônio Oliveira chegou ao clube em fevereiro de 2024 após a demissão de Mano Menezes.



FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após título contra o Vasco
GOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!! O Timão faz mais um e desempata a final!!!
Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Corinthians ironiza Vasco nas redes e transforma fotógrafo em “Gustavo Vice”; Entenda
Milan observa Hugo Souza, mas Corinthians barra proposta de R$ 40 milhões
Não vai sair! Corinthians recusa proposta milionária da Europa por Hugo Souza
Timão na Libertadores!! Corinthians conquista a Copa do Brasil e garante a vaga na Libertadores