Classificado ao mata-mata do Campeonato Paulista desde o último domingo, o Corinthians pode garantir a melhor campanha da fase de grupos neste fim de semana. Para que a possibilidade se concretize, o Timão precisa bater a Portuguesa, sábado, e torcer por um tropeço do São Bernardo diante do Guarani no dia seguinte. Com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, o clube do Parque São Jorge soma 25 pontos com um aproveitamento de 83%. Se vencer a Lusa no Pacaembu, o Timão chegará aos 28 e apenas poderá ter a pontuação igualada pelo time do ABC Paulista, que tem 19 pontos ganhos com três partidas a serem disputadas.
Pelo regulamento do Campeonato Paulista, os embates das quartas de final e semifinal são disputados em jogo único - apenas a decisão será em partidas de ida e volta. O critério para definir o mandante do confronto é justamente o desempenho geral, contabilizando também os pontos somados nos confrontos de mata-mata. Na prática, caso o Corinthians alcance a melhor campanha da fase de grupos, a equipe tem a garantia de jogar a fase quartas de final na Neo Química Arena. Se avançar para as semis e, posteriormente, para a decisão do estadual, o Timão provavelmente também teria a vantagem de atuar ao lado na Neo Química Arena, apoiado por sua torcida.
– Emplacamos uma sequência de vitórias no final da temporada, que a gente ficava se perguntando qual a maior sequência do clube, isso motivava a buscar as vitórias para chegar no recorde. Batemos. Fizemos 25 pontos, ouvi que o recorde são 30 pontos na primeira fase. Se ganharmos os dois próximos, vamos a 31, esse é um fator a mais para motivar. Queremos pontuar e vencer, só há uma forma ganhar respeito no futebol, que é vencendo – argumentou o goleiro e capitão Hugo Souza.