7/2/2025 07:52
MUDANÇA TÁTICA FAZ A DIFERENÇA! Clássico tem reviravolta inesperada nos minutos finais!
O Corinthians empatou com o Palmeiras por 1 a 1, no Allianz Parque, nesta quinta-feira (6), pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Maurício abriu o placar para o Verdão, enquanto Yuri Alberto igualou para o Timão. Nos acréscimos, Hugo Souza ainda defendeu um pênalti cobrado por Estêvão.
A defesa do goleiro trouxe um sentimento de alívio para os corinthianos, mas a partida foi desafiadora. O Palmeiras finalizou 24 vezes ao longo do jogo, contra apenas quatro do Corinthians. Nos primeiros 17 minutos, o Verdão já havia tentado sete finalizações, enquanto o time alvinegro tinha apenas uma.
Diante do domínio palmeirense, Ramón Díaz fez uma mudança estratégica que remeteu ao seu início no clube. O técnico começou o jogo com um 4-4-2 em losango no meio de campo, com Raniele, Alex Santana, André Carrillo e Igor Coronado. No entanto, aos 30 minutos do primeiro tempo, recuou Raniele para atuar como um terceiro zagueiro ao lado de André Ramalho e Cacá, deslocando Igor Coronado para a esquerda e formando um 3-5-2, sistema que já havia utilizado anteriormente.
Com essa mudança, o Corinthians conseguiu equilibrar a partida. Aos 43 minutos, Memphis roubou a bola de Richard Ríos e serviu Yuri Alberto, que finalizou sem chances para Weverton. Uma reação importante em meio a um desempenho que até então não era dos melhores.
No segundo tempo, João Pedro Tchoca entrou no lugar de Alex Santana, consolidando o esquema com três zagueiros. Após a partida, Emiliano Díaz comentou sobre a escolha tática:
— Queríamos atacar mais pelas laterais, utilizando a força dos alas no apoio ofensivo — explicou.
A decisão remete ao início do trabalho de Ramón Díaz no Corinthians. Em julho, quando o técnico ainda estava começando no comando da equipe, ele conquistou sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão utilizando três zagueiros. Na ocasião, André Ramalho, Cacá e Félix Torres formaram a linha defensiva em um jogo que terminou com vitória por 1 a 0, gol de Romero.
Apesar da sequência de nove vitórias consecutivas com o 4-4-2 em losango, a mudança no clássico pode indicar uma nova abordagem tática para o Corinthians ao longo da temporada.
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Grêmio busca a contratação de zagueiro titular do Corinthians
- Corinthians recusa proposta milionária por Yuri Alberto, afirma empresário
- RIVAL DESFALCADO! Marcos Rocha pode desfalcar Palmeiras na final do Corinthians x Palmeiras
786 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas