O Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil, vive um momento crítico em suas finanças. De acordo com dados divulgados no fim do ano passado, a dívida total do clube chegou a R$ 2,3 bilhões. Com uma parte significativa relacionada à Neo Química Arena, estádio inaugurado em 2014. O cenário preocupa torcedores e especialistas, que veem a gestão financeira como o principal desafio para a sustentabilidade do time nos próximos anos. Gustavo Braga, profissional formado em ciências contábeis pela FECAP e com uma década de experiência na área. Incluindo passagens por empresas de auditoria do porte das Big Four, analisa a situação com cautela. "Hoje, o Corinthians enfrenta um momento muito crítico. O clube tem um fluxo de caixa muito debilitado e precisa de governança eficiente e controle financeiro rigoroso para garantir sua sustentabilidade", afirma.
Braga, que atualmente aprimora seus estudos no exterior, destaca que a dívida elevada compromete a gestão do clube e, sem um controle mais rígido, os passivos podem continuar crescendo, agravando ainda mais a crise. "Se o Corinthians conseguir focar em uma boa gestão eficiente e controle rigoroso de gastos, somados à captação de receitas com avanços no campeonato, venda de atletas e patrocínios, a força da marca do Corinthians pode ajudar na recuperação financeira", explica o especialista, que atuou em auditoria das demonstrações financeiras e controles SOX de grandes empresas e do maior banco do Brasil e seus controladores.
A marca do Corinthians, reconhecida nacional e internacionalmente, é apontada por Braga como um ativo valioso que pode ser melhor explorado. "A força da marca do Corinthians pode ser melhor explorada para impulsionar ainda mais a sua recuperação financeira", diz o expert em auditoria. Ele também ressalta que a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não é, em sua visão, a melhor solução para o clube no momento. "Eu não vejo hoje a SAF como a melhor opção para o Corinthians. O clube pode superar essa crise sem precisar abrir mão da sua identidade e controle." Para o especialista, o caminho para a recuperação financeira passa por uma gestão profissionalizada, aumento na arrecadação e planejamento estratégico. "O foco deve sempre estar na gestão financeira e profissionalizada, aumento na arrecadação e planejamento estratégico para equilibrar as finanças. Manter a competitividade em campo também é crucial, pois atrai investidores e gera mais receita", afirma Braga. "Qualquer contrato de investidor ou patrocínio está ligado aos avanços do clube. Quanto mais o Corinthians avança em campeonatos, mais receita ele pode captar.", complementa. Braga, que já atuou em auditorias de grandes empresas brasileiras, tanto de capital aberto quanto fechado, acredita que o Corinthians pode se reerguer com boas práticas contábeis. "Otimizar receitas, reduzir riscos e melhorar a posição no mercado são passos essenciais. A saúde financeira de um clube como o Corinthians não depende apenas do desempenho em campo, mas também de uma gestão responsável e eficiente", conclui. Corinthians e a Fidelização Digital Além disso, Braga aponta outro ponto que poderia ser crucial para a recuperação financeira: a mobilização mais eficiente da base de torcedores e a fidelização digital. "O Corinthians tem uma das maiores torcidas do Brasil, e qualquer engajamento na área social é impressionante. Na venda de produtos, na compra de ingressos ou até mesmo em notícias, o engajamento do Corinthians supera o que muitas marcas ou empresas tentam fazer", destaca. O especialista sugere que o clube crie um modelo de receitas baseado em experiências para os torcedores, aprimorando programas de fidelidade e estabelecendo parcerias estratégicas. "Melhorar o programa de sócio-torcedor e torná-lo mais vantajoso, com parcerias e estratégias bem definidas, pode fazer com que o Corinthians consiga captar mais torcedores, fidelizá-los e ter um fluxo de caixa mais previsível, sustentável e recorrente", explica. Braga também menciona a possibilidade de parcerias com fintechs e plataformas de pagamento, que poderiam oferecer benefícios como cashback e microtransações atreladas ao consumo de produtos licenciados do clube. "Nos Estados Unidos, muitas empresas investem pesado em produtos licenciados, o que gera um fluxo de caixa importante e recorrente", afirma.



Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após título contra o Vasco
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Barca de saídas! Corinthians não renova com jogadores e estão de saída ao fim do ano
Corinthians ironiza Vasco nas redes e transforma fotógrafo em “Gustavo Vice”; Entenda
Adeus! Corinthians anuncia saída de executivo de futebol Fabinho Soldado
Não vai sair! Corinthians recusa proposta milionária da Europa por Hugo Souza
Se defendeu! Após acusações de ter vazado contrato de Memphis Depay vice presidente Armando Mendonça se defende publicamente
Timão na Libertadores!! Corinthians conquista a Copa do Brasil e garante a vaga na Libertadores