António Ascensão, Luís Miguel, Luís Nuno Nédio, Vítor Pereira, Filipe Almeida e Bruno Moura (da esquerda para a direita) — Foto: Helena Salgueiro / Ag. Corinthians
Vítor Pereira, novo técnico do Corinthians, e sua comissão técnica estiveram presentes na Neo Química Arena na manhã do último domingo, na vitória contra o Bragantino, pelo Paulistão.
A equipe de Vítor Pereira é composta por cinco integrantes: dois auxiliares técnicos, um preparador físicos e dois analistas táticos, todos portugueses.
Luís Miguel
Auxiliar técnico de Vítor Pereira, Luís Miguel, nascido em Espinho, em Portugal, tem dupla nacionalidade: portuguesa e angolana. O treinador de 51 anos tem a licença Pro da UEFA.
No começo de sua carreira, treinou times pequenos de Portugal, como Algodres, União Lamas, Feirense, Paços de Ferreira e Santa Clara. São 77 jogos nessa função.
Após 2012, seu último trabalho como técnico principal, se juntou a Vítor Pereira como assistente. Luís Miguel esteve ao lado do novo treinador do Corinthians no Al Ahli, Fernerbahçe, 1860 Munique e Shangai SIPG. De 2009 a 2010, um ano após a saída de Pereira da base do Porto, Luís Miguel assumiu o sub-15 do clube.
Um fato curioso: Vitor Pereira e Luís Miguel são cunhados. Nascidos em Espinho, Portugal, o treinador do Timão se casou com a irmã do hoje auxiliar. Ambos já se enfrentaram, inclusive, em uma partida entre Porto e Paços de Ferreira.
Filipe Almeida
Segundo auxiliar de Vítor Pereira, Filipe Almeida também possui a licença Pro da UEFA. Em 2013, a Federação Portuguesa de Futebol divulgou que Filipe teve a melhor nota do curso naquele ano, ficando na frente de nomes como Paulo Fonseca e Nuno Espírito Santo.
O treinador de 41 anos é formado em Educação Física pela Universidade do Esporte de Porto. Ele já trabalhou como preparador físico no Porto, em 2011, e no Al Ahli, em 2013. Após isso, se juntou ao treinador do Timão como assistente.
Bruno Moura
Segundo especialista em análise da comissão de Vítor Pereira, Bruno Moura começou sua carreira como preparador físico no Rio Ave e Benfica, de Portugal. Ele também é conhecido em Portugal por ser filho de Rodolfo Moura, famoso fisioterapeuta do futebol português. Seu pai lidou com Jardel na época em que o atacante brasileiro atuou no Sporting e no Porto.
Com 44 anos, Bruno Moura também treinou o Beira-Mar, Santa Clara e Feirense, times portugueses de menor expressão. Ele se juntou a Vítor Pereira em 2021, no Fenerbahçe, na mesma função que exercerá no Corinthians.
Os dois estiveram juntos no Fenerbahçe, 1860 Munique e Shangai SIPG.
Luís Nuno Nédio
Um dos dois analistas táticos de Vítor Pereira, Luís Nuno Nédio foi treinador das categorias de base do Fulham, da Inglaterra, de 2008 a 2017.
Logo após, foi assistente e observador do treinador do Timão no Shangai SIPG, na China, e analista tático no Fenerbahçe, da Turquia.
António Ascensão
Dono de uma barba de respeito, António Ascensão é o preparador físico da comissão técnica de Vítor Pereira. Ele ocupou esse cargo em times como Safaxiex , da Tunísia, Fenerbahçe, da Turquia, Arouca, de Portugal, Shangai SIPG, da China, além da seleção de Gabão, onde trabalhou com Aubameyang, hoje no Barcelona.
Ele trabalha ao lado de Vítor Pereira desde 2019, quando ambos estavam no futebol chinês.
Ascenção é Doutor pela Faculdade de Ciências do Esporte e Educação Física, na Universidade do Porto, desde 2005. O profissional de 48 anos também é pesquisador no Centro de Investigação de Atividade Física, Saúde e Lazer e no Laboratório de Metabolismo e Exercício da universidade.