16/5/2015 13:25

OFF: Recordista, Baier se diz realizado, mas deseja reconhecimento da CBF

Veterano de 40 anos, que agora defende o Juventude na Série C, exalta o fato de ser o maior artilheiro do Brasileirão da era dos pontos corridos: 'É o meu legado no futebol'

OFF: Recordista, Baier se diz realizado, mas deseja reconhecimento da CBF
Paulo Baier será o trunfo do Juventude na Série C (Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude)

O menino que ajudava o pai com a lida na roça na Linha 11 Norte, no interior de Ijuí, município do Noroeste do Rio Grande do Sul, diz hoje, sem hesitar, ser realizado no futebol. Paulo César Baier, ou simplesmente Paulo Baier, não imaginava ser capaz de alcançar tudo o que conquistou no esporte. Aos 40 anos, ele será o trunfo do Juventude na Série C do Brasileiro, que começa neste sábado. Realizado sim, mas à espera do reconhecimento da CBF, já que é, desde 2010, o artilheiro do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos, atualmente com 106 gols. Recorde que ostenta com muito orgulho. É o seu legado no futebol que desde cedo quis fazer parte. E ainda faz. Com muita dedicação.

Baier vê Fred, do Fluminense, com 104 gols em Brasileirões desde 2003, muito próximo de alcançar e, depois, tomar para si a marca dele. Mas não se preocupa com o inevitável. Só gostaria de ser valorizado pelo feito que conquistou.

– Sei que consegui deixar uma marca, um legado no futebol brasileiro. E sempre esperei uma premiação da CBF por causa disso. A CBF poderia ter feito um troféu, uma homenagem, né? Sempre esperei isso. Quem sabe vendo isso (matéria) vem este ano? – destacou o jogador, que está relacionado para o duelo contra o Brasil de Pelotas, no Estádio do Vale, às 19h.

Baier começou 2015 sem clube profissional, mas virou o ano atuando no Flamengo da Linha 11 Norte, sua comunidade. Comunidade da qual sempre se orgulhou de fazer parte. Levou o time ao quarto lugar do Distrital e ainda foi, com 12 gols, o artilheiro.

– Venho lá da Linha 11 Norte, do interior de Ijuí. E sempre falo que sou do interior, pois valorizo minhas origens. Sei de onde vim, tudo que sofri. É importante valorizar meu lugar, minha comunidade. Sou do interior com muito orgulho e hoje sou realizado por tudo que já conquistei no futebol – disse o veterano e recordista Baier.

Com o meta de colaborar com o futebol gaúcho, em que não atuava desde 2002, quando deixou o Pelotas para defender o Criciúma, Baier, que surgiu para o futebol no São Luiz de Ijuí, foi para o Ypiranga em fevereiro. O time foi às quartas do Gauchão, e quarentão acabou eleito para a seleção do Estadual. Em Caxias do Sul, ele tem nova missão.

– Conseguimos levar o Ypiranga à Série D, e, no Juventude, o acesso para a Série B é a meta. O grupo é bom, a estrutura é excelente e as pessoas que nos cercam são competentes. Fiquei muito tempo em Goiânia, Curitiba... É muito bom, com a minha experiência, poder ajudar agora. Recebi propostas lá de cima (clubes de outras regiões) após o Gauchão, mas aceitei a do Juventude, que também foi bacana.

Agora no Juventude, o já realizado Paulo Baier tentará levar o Ju à Série B e seguirá vivendo seu sonho de guri.

CLUBES QUE CONTARAM COM OS GOLS DE PAULO BAIER NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS

GOIÁS – 50

Paulo Baier teve duas passagens pelo Esmeraldino (2004-2005 e 2007-2008), totalizando 50 gols na era dos pontos corridos. Seus melhores desempenhos no Brasileirão, por exemplo, foram pelo time goiano: marcou 15 gols na edição de 2004, 13 em 2007 e 14 no Brasileirão-2008.

ATLÉTICO-PR – 33
Alcançou a status de referência e ídolo também no Atlético-PR, entre 2009 e 20013: foram 33 gols pelo Furacão em Brasileirões, sendo dez na edição de 2010. Baier só não atuou, até agora, em um Brasileirão de pontos corridos: o de 2012, quando estava com o Rubro-Negro na Série B.

CRICIÚMA – 13
Também foram duas passagens pelo Criciúma, clube que foi o seu primeiro e, até o momento, último em Brasileiros de pontos corridos. Foram nove gols em 2003 e quatro ano passado, totalizando 13. Ganhou status de ídolo ainda em 2002, quando liderou o time catarinense no título da Série B.

PALMEIRAS – 10
Baier chegou ao Palmeiras após se destacar intensamente pelo Goiás ainda como lateral-direito. Foi no time paulista, então sob o comando de Emerson Leão, que ele passou a atuar no meio, algo que sempre desejou. Foram dez gols pelo Alviverde na Série A de 2006.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3207 visitas - Fonte: LANCENet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade