Das lembranças materiais do Mundial conquistado pelo Corinthians em 2012, no Japão, a taça de campeão é certamente a mais importante delas. Por isso, é ela quem ocupa espaço nobre no Memorial do Timão, no Parque São Jorge.
LEIA TAMBÉM: TV Globo retransmitirá final do Mundial de Clubes Fifa de 2012 neste domingo (17)
No Parque São Jorge, fica uma réplica perfeita da taça. E o cuidadoso Fernando Wanner, historiador e responsável pelo Memorial, é lembrado por nomes como o de Alessandro, ex-lateral e capitão do time, responsável por levantar a taça em 2012, no Japão, pelos cuidados com o objeto.
–
Eu tive, sim, a chance de fazer uma visita no Memorial. Passar por aqueles dois troféus, os dois mais especiais como atleta, foi muito especial. Felicidade, recordação e, principalmente, encontrando lá esse guardião Fernando. Sempre de olho, cuidando, entregando um amor, paixão pelo clube e, principalmente, por essa taça – contou Alessandro, em vídeo enviado à reportagem.
Diretor cultural do Corinthians, Carlos Elias levou a taça à alameda de bustos da sede, em local aberto e arejado, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, antes da reprise da final do Mundial, contra o Chelsea, na tela da Globo, neste domingo, às 15h45, com Galvão Bueno. Elias contou que há um ritual que se repete quase sempre entre os visitantes:
–
A taça fica em evidência, mas há uma visita no Memorial e ela passa primeiro pela taça da Libertadores. E depois, quase sempre, o torcedor se ajoelha em frente à taça do Mundial em tom de agradecimento, e diz que não podia morrer antes de ver a taça e ter um contato com ela tão próximo e lembrar da sensação de alegria que sentiu no dia em que conquistou contra o Chelsea. Isso já aconteceu várias vezes.
Para Fernando, a taça é motivo de inspiração para as mais loucas promessas da Fiel torcida.
–
Torcedores já me contaram vários feitos épicos que para cumprir promessas. Tem torcedor que já veio a pé do Rio de Janeiro até aqui. Tem gente que foi até a Aparecida, voltou e se ajoelhou em frente à taça pra pagar a promessa. Um que parou de beber porque havia feito promessa, outro que atendeu ao pedido da mulher e casou com ela porque também era promessa. Esse título já proporcionou as mais diversas atitudes inusitadas dos torcedores – disse o historiador.
E uma dessas "loucuras" está na casa de Chicão, ex-zagueiro e importantíssimo na campanha vitoriosa do Timão em 2012. Em uma visita à sede do Corinthians, surgiu a ideia de fazer uma réplica também perfeita do objeto. É idêntica à que está no clube.
–
Passando para mostrar a taça do Mundial. Resolvi fazer quando eu estive em um evento no clube e conheci uma pessoa que acabou fazendo. Agora, tenho ela aqui em casa. Vou dar uma limpadinha nela aqui, deixar ela brilhando.
Corinthians, Mundial, Taça, Chicão, 2012, Réplica, Pq. São Jorge, Japão, Timão