Dez anos atrás, um dos maiores ídolos da história recente do Corinthians marcava seu primeiro gol pelo clube. O volante Ralf entrava em campo pelo alvinegro e contribuía para a vitória do Timão por 2 a 1 sobre o Grêmio fora de casa em 16 de maio de 2010, quebrando um tabu com o time gaúcho de quase 11 anos sem vencer o rival no sul do País.
Ralf chegou ao clube cinco meses antes, e assumiu a condição de titular logo em seu início. O jogo de seu primeiro gol era válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquele ano, pela segunda rodada. Mano Menezes escalou: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias; Dentinho, Jorge Henrique e Souza.
Dentro de campo, Ralf abriu o placar logo aos seis minutos. O camisa 5 subiu para completar cruzamento de cabeça e estufar a rede de Victor. O outro gol do jogo foi de Souza, aos 20 minutos do segundo tempo. Nesta partida, entrariam no segundo tempo Iarley, Danilo e Paulinho – os dois últimos, ídolos e titulares absolutos mais à frente
O último jogo de Ralf com a camisa alvinegra foi a vitória contra o Ceará por 1 a 0, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019, em 04 de dezembro. O volante entrou aos 21 minutos do segundo tempo, no lugar de Gabriel. Fazia ali o último dos seus 437 golos pelo Corinthians, com dez gols marcados.
Corinthians, Ralf, Timão, Gol, SCCP