30/4/2020 09:09

Timaços treinados por Travaglini que revolucionaram o futebol nacional

Timaços treinados por Travaglini que revolucionaram o futebol nacional
Mário Travaglini, uma das figuras mais marcantes e importantes da história do futebol brasileiro, comemoraria 88 anos nesta quinta-feira (30).



E o 'Lorde' Travaglini (costumava chamá-lo assim pela educação, pela importância e pela simpática e inseparável boina que usava) foi também importantíssimo com as chuteiras nos pés no cenário futebolístico de São Paulo.

Foi ótimo zagueiro do Ypiranga, do Palmeiras, do Nacional, da Portuguesa e da Ponte Preta, mas pendurou as chuteiras muito jovem, aos 29 anos, quando passou a se dedicar ao emprego no departamento de patrimônio da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Mas, percebendo que ainda poderia contribuir significativamente com o futebol, Travaglini, no ano seguinte, voltou ao Palmeiras, desta vez para trabalhar com as categorias de base do Verdão.

Mas, era tão capaz que, até 1971, ano em que deixou o clube, foi por diversas vezes técnico interino do maravilhoso time palmeirense que ficou conhecido como "Academia de Futebol".

Assim foi o pontapé inicial da espetacular e vitoriosa carreira de Mário Travaglini como técnico.

E abaixo recordo quatro timaços que comprovam o quanto treinador ajudou a revolucionar o futebol brasileiro nos anos 60, 70 e 80;


Palmeiras, campeão paulista de 1966: Djalma Santos, Valdir, Minuca, Djalma Dias, Dudu e Ferrari; Gallardo, Ademar Pantera, Servilio, Suingue e Ademir da Guia

Nesta temporada, Travaglini, ainda iniciando sua carreira como treinador, precisou substituir nada menos que Fleitas Solich, técnico paraguaio multicampeão com o Flamengo. E o ainda novato comandante não decepcionou: guiou o fantástico time do Palmeiras ao título, superando o ainda mais espetacular Santos de Pelé (o Peixe perdeu apenas duas taças na década de 60, as duas para o Verdão). No ano seguinte, o Palmeiras ainda faturou a Taça Brasil. Um timaço!


Vasco, campeão brasileiro de 1974: Andrada, Miguel, Alcir, Fidélis, Moisés e Alfinete; Jorginho Carvoeiro, Zanata, Ademir, Roberto Dinamite e Luís Carlos.

Em 1974, no início do Brasileirão, o Vasco da Gama não era apontado por quase ninguém como um dos favoritos ao título. Mas, sob o comando de Travaglini, o time cruzmaltino embalou, principalmente na segunda fase do Nacional. No quadrangular final, fez bonito diante dos fortíssimos Cruzeiro, Santos e Inter e, no jogo extra contra a Raposa (polêmico, é verdade), venceu seu primeiro Campeonato Brasileiro.


Fluminense, campeão carioca de 1976: Renato, Pintinho, Carlos Alberto Torres, Edinho, Rubens e Rodrigues; Gil, Cléber, Doval, Rivellino e Dirceu.

Após o título brasileiro com o Vasco, Travaglini se tornou um técnico disputadíssimo. Tanto que acabou sendo contratado pela Máquina Tricolor do Fluminense. E não decepcionou nas Laranjeiras, vencendo o Carioca de 1976, o primeiro a contar com times do interior. E o Flu merecia melhor sorte no Brasileirão do mesmo ano. Mas teve uma "Invasão Corintiana" no meio do caminho.


Corinthians, campeão paulista de 1982: Solito, Sócratres, Ataliba, Casagrande, Zenon e Biro-Biro; Mauro, Daniel Gonzáles, Alfinete, Paulinho e Wladimir.

Talvez o trabalho mais marcante da carreira de Mário Travaglini. O Timão da "Democracia Corintiana" parecia se entender dentro de campo tão bem quanto fora dele. O toque de bola era envolvente e os adversários não conseguiam acompanhar as muito bem treinadas enfiadas de bola de Sócrates e de Zenon. Pena que no ano seguinte Travaglini viu o Timão campeão de novo, só que dessa vez do outro lado, comandando o São Paulo.



Timaços, História, Mário Travaglini, Treinador, Homenagem


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









2742 visitas - Fonte: esporte.uol / Blog do

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Legal a matéria mas... CADÊ A FOTO DO TREINADOR???

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade