19/7/2017 08:42

Mais cauteloso, porém mortal: como o Corinthians é melhor fora de casa do que em Itaquera

Mais cauteloso, porém mortal: como o Corinthians é melhor fora de casa do que em Itaquera
Guilherme Arana fez o segundo gol do Corinthians no Allianz Parque


O líder do Campeonato Brasileiro está em Florianópolis para tentar manter a grande vantagem que tem sobre o segundo colocado Grêmio. Apesar de enfrentar o Avaí distante da torcida alvinegra nesta quarta-feira, às 21h, o Corinthians não tem motivos para se sentir mais fraco longe da sua Arena em Itaquera.



Na atual edição do nacional, a equipe do Parque São Jorge tem aproveitamento melhor fora de casa do que dentro de seus domínios. Como visitante, conquistou quase 89% dos pontos, enquanto somou pouco mais de 83% dos tentos disputados como mandante.

Os números mostram que o Corinthians atua de maneira um pouco diferente nos estádios rivais: é menos ofensivo, porém mais mortal.

Segundo dados do ESPN TruMedia, o time de Fábio Carille fica mais com a bola e vai mais ao ataque quando é o dono da casa. Tem médias por partida de 583 passes trocados, 56,1% de posse de bola e 13,6 finalizações.

Longe de seus domínios, a equipe alvinegra é mais cautelosa, tendo médias por partida de 448 passes trocados, 47,3% de posse de bola e 8,3 finalizações.

Trocar menos passes, ficar menos com a bola e chutar menos parece estar dando certo para o Corinthians. O segredo para o alto aproveitamento, entretanto, está na precisão. Como visitante, a equipe alvinegra acerta 46% dos arremates, enquanto chuta certo em 42% das oportunidades dentro de casa.

Dessa forma, os líderes do campeonato precisam chutar menos vezes para fazer seus gols ao atuar fora de casa. “Na estrada”, o Corinthians tem média de cinco finalizações por cada gol. Esse número cresce para 7.2 finalizações por gol na Arena.


Outra estatística interessante está nas infrações. Como visitante, o time liderado por Jô é ligeiramente mais faltoso: média de 12,3 faltas por duelo, contra 11,5 infrações por jogo dentro de casa.

Passes por jogo:
Em casa: 583
Fora: 448

Posse de bola:
Em casa: 56,1%
Fora: 47,3%

Finalizações:
Em casa: 13,6
Fora: 8,3

Acerto nas finalizações:
Em casa: 42%
Fora: 46%

Média de finalizações por gol:
Em casa: 7,2
Fora: 5

Faltas cometidas:
Em casa: 11,5
Fora: 12,3


O Corinthians tem 36 pontos, sendo oito de vantagem em relação ao Grêmio. Essa “gordura” é exaltada pelos jogadores na hora de avaliar o desempenho recente na competição. Ainda invicto no torneio, o único nessa condição entre os 20 clubes da Série A, o clube paulista tenta se recuperar do último empate em casa ao enfrentar um rival que briga para sair da zona de rebaixamento à segunda divisão.

“Vejo como mais um jogo onde a gente tem totais condições de buscar a vitória. Temos de ir lá, montar nossa estratégia, procurar fazer nosso melhor para que o coletivo sobressaia mais uma vez. Não vejo como o jogo-chave, mas eu vejo como mais um jogo importante em que a gente precisa fazer os três pontos”, disse o lateral direito Fagner, sem saber o que vai apresentar o adversário em seus domínios.

Não sei o que esperar, não sei se vão buscar o resultado, não sei se vão propor o jogo. Vamos esperar para ver o que a gente pode esperar do Avaí”, observou, ressaltando o fato de, nos pontos corridos, todos os jogos terem peso igual na campanha. “A preparação tem que ser igual, os três pontos do Grêmio, Palmeiras, Avaí, Atlético-GO têm a mesma importância”, continuou o jogador, confirmado entre os titulares para a partida.

Diferentemente do que aconteceu diante dos paranaenses, porém, o técnico Fábio Carille poderá contar com o retorno do lateral Guilherme Arana e do meia Rodriguinho, destaques da campanha, suspensos na última rodada. Eles entram nas vagas ocupadas por Moisés e Marquinhos Gabriel.

O zagueiro Pablo deixou o treino desta terça-feira com dores na coxa direita, mas não deve ser desfalque. Se não atuar, seu substituto será Pedro Henrique, que já atuou contra o Atlético-PR.

Do outro lado, o Avaí, que vinha de dois bons resultados, ganhando de Botafogo e Grêmio, como visitante, teve uma semana mais difícil com derrota para o Coritiba e empate com o Bahia. Com 13 pontos, o time é o primeiro da zona de rebaixamento, dois abaixo da Ponte Preta.

Faremos um jogo contra o líder isolado do campeonato, espero que a torcida tenha paciência. Vamos fazer nosso jogo, mas sem nos expor”, explicou o técnico Claudinei Oliveira, que conta com o retorno do volante Judson e do hoje meia Juan, que não atuaram em Salvador por conta de uma suspensão.

FICHA TÉCNICA:
AVAÍ X CORINTHIANS

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 19 de julho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalo Rocha (ambos de GO)

AVAÍ: Douglas; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Judson, Wellington Simião, Juan e Marquinhos ; Júnior Dutra e Joel
Técnico: Claudinei Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Técnico: Fábio Carille


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4743 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

OLÁ PESSOAL
VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade