9/7/2016 07:37
Controle do jogo, compactação... Auxiliar disseca o Timão de Cristóvão
Braço direito de Cristóvão, Cassiano de Jesus elogia herança de Tite, diz que o time vai mudar poucos comportamentos táticos e explica o modelo de jogo do novo técnico
Cristóvão Borges e Cassiano de Jesus no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
A avassaladora atuação do Corinthians no segundo tempo diante do Flamengo, em Itaquera, no último domingo, pelo Brasileirão, que permitiu a goleada por 4 a 0, é exatamente o rendimento que o técnico Cristóvão Borges busca para o "novo Timão".
Ele comandará a equipe pela quinta vez neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), diante da Chapecoense, em Santa Catarina, pela 14ª rodada.
Auxiliar de Cristóvão desde 2013, Cassiano de Jesus o acompanhou no Bahia, Fluminense, Flamengo e Atlético-PR.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele mostrou o que o baiano pensa como modelo de jogo para a equipe, que entra na rodada na vice-liderança do Brasileirão com 25 pontos, três a menos que o Palmeiras.
– Nosso trabalho tem influência de várias escolas, já que sempre pesquisamos muito sobre futebol. Da qualidade do jogo, dos times que propõem o jogo, que têm posse de bola e sistema defensivo sólido. O ideal é sempre ter um equilíbrio entre os sistemas defensivo e ofensivo e é isso que a gente busca. Sempre tendo o controle do jogo – explicou Cassiano.
Contratados há cerca de 20 dias, Cristóvão e Cassiano estrearam com derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG fora de casa, e depois emplacaram vitórias: 2 a 1 no Santa Cruz, 2 a 0 no América-MG e os 4 a 0 no Flamengo. O trabalho, é claro, ainda tem muitas das características de Tite, mas a nova comissão técnica vê margem de crescimento em alguns aspectos.
– É uma herança muito boa, a parte defensiva, as bolas paradas defensivas, o controle do jogo, a filosofia é parecida, de equilíbrio entre os setores. Aos poucos Cristóvão vai conseguindo implantar situações da filosofia dele, comportamentos de jogo que podem ser mudados, mas a ideia de jogo não terá grandes mudanças – destacou Cassiano, lembrando que o técnico manteve o esquema 4-2-3-1 que, com Tite, vinha dando certo no início do campeonato.
Um dos comportamentos que deve sofrer pequena alteração é o aumento da intensidade de marcação quando o time perder a bola. Para o treinador, os jogadores de ataque precisam dificultar a organização do contra-ataque adversário.
– Para ter mais a bola você precisa ser agressivo para marcar. Encontramos um time que pode fazer pressão pós-perda. Temos um sistema sólido, então buscamos esse comportamento agressivo na transição. Isso já existe aqui, mas estamos buscando aguçar mais e não deixar perder. Temos sempre de recuperar a bola.
Adepto da transição rápida, Cristóvão Borges quer que o Corinthians consiga organizar jogadas de ataque com rapidez e fluidez, como ocorreu contra o Fla. No gol de Guilherme, por exemplo, Romero ganhou presente de Jorge, passou por dentro da defesa e deixou o meia numa boa para marcar (relembre os gols no vídeo acima). Ser letal ofensivamente é um objetivo.
Outro, é conseguir ter reação defensiva rápida em momentos de contra-ataque do adversário. Por isso, as linhas corintianas ficam bastante compactadas, próximas umas das outras.
– Prezamos linhas próximas, jogar compactado. Isso é bem gritante no nosso trabalho. Não temos linha defensiva alta, é que as nossas linhas andam juntas no momento ofensivo, se compactam. Chamamos isso de bola de prevenção. Deixamos o time postado para o contra-ataque.
Próximo adversário: Chapecoense
Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
Data e horário: sábado, às 16h30 (horário de Brasília)
Escalação: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho, Romero, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; Luciano.
Desfalques: André, Vilson, Bruno Paulo, Elias, Camacho e Cristian
Pendurados: Guilherme, Pedro Henrique, André, Bruno Henrique e Fagner
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), Pablo Almeida da Costa (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VEJA TAMBÉM
- ESCALADOS! O CORINGÃO TÁ ESCALADO PARA A DECISÃO DE HOJE!
- RETROSPECTO POSITIVO! Ramón Díaz tem excelente retrospecto jogando contra o Racing em sua carreira
- RECUSADO! Inter recusa Pedro Raul e solicita outro jogador do Corinthians para liberar Lucas Alario
3222 visitas - Fonte: GE
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas