22/5/2014 10:22

Campeão mundial pelo Timão, Índio vive em aldeia e sonha com Brasileirão

Lateral passa tempo com a família em tribo na cidade de Caldas e espera mais uma chance para disputar competição nacional: "Ainda tenho lenha para queimar"

Campeão mundial pelo Timão, Índio vive em aldeia e sonha com Brasileirão
Há 14 anos, o Corinthians conquistava o planeta pela primeira vez ao bater o Vasco na final do Mundial Interclubes, disputado no Brasil. A equipe dirigida por Oswaldo de Oliveira tinha nomes como Dida, Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Luizão e Edílson.

Tinha também um jogador menos badalado que, além do Mundial, participou das conquistas de um estadual e dois Brasileiros. Aos 34 anos, vivendo em uma tribo em Caldas, no Sul de Minas Gerais, José Sátiro do Nascimento, o Índio, ainda sonha voltar a disputar um Brasileirão e guarda na lembrança os dias de glória na lateral direita do Timão.

- Histórias daquela época não faltam. Lembro de quando tudo começou, quando o Vanderlei Luxemburgo me tirou do juniores dizendo: "Pega suas coisas que você vai para o profissional". Isso foi em 1998. Eu sentia frio na barriga de jogar no meio de grandes atletas, mas eles sempre me deram força dentro de campo - relembra.


Índio ao lado do pai, cacique da aldeia Xucuru-Kariri em Caldas


Índio nasceu na tribo Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, em Alagoas. Há 13 anos, o pai do jogador, que é um dos caciques da aldeia, migrou parte da tribo para a cidade mineira. Desde então, Índio tem visitado a família toda vez que sai de férias de um clube. Já são sete meses na tribo desde que o “iracanã” jogou pela última vez, quando defendeu o Formosa-GO.

- Sempre fui muito família e ligado às tradições da nossa tribo. A saúde do meu pai não anda muito boa, e este é um dos motivos que me fizeram ficar aqui, para dar mais força pra ele - explica.
Solteiro, mas pai de sete filhos, Índio já experimentou a riqueza, mas hoje leva uma vida humilde.

- Ganhei dinheiro, arrumei gado, ajudei a família, tive prejuízo com um restaurante, e tem gente me devendo (risos). Mas levo uma vida humilde, não me falta nada e não passo fome. Vivo feliz e com uma família muito unida - afirma.


Tribo Xucuru-Kariri se mudou para a cidade de Caldas há 13 anos

Expectativas
Apesar do título mundial com o Corinthians, Índio afirma que suas conquistas mais importantes pelo Timão foram os Brasileiros de 1998 e 99. Para ele, a competição nacional tem um peso maior.

- Eu sigo a mesma linha do Romário, que sempre dizia que orgulho é vencer Campeonato Brasileiro. Na minha opinião, é o torneio mais competitivo que tem - afirma.

Índio se prepara para defender o Santa Helena pela segunda divisão do Campeonato Goiano do ano que vem. E tem esperança de jogar mais um Brasileiro, seja Série A ou da B.

- Mesmo sem treinar, eu sempre mantenho a forma. Ainda tenho lenha para queimar, quero jogar futebol até os 37 anos. Até lá, espero poder jogar mais uma vez um Campeonato Brasileiro e, se possível, fazer uma partida na nova Arena Corinthians, que ficou muito bonita. Ainda vou jogar lá dentro - revela.


Índio (à dir.) ao lado do irmão e da caricatura do pai na parede da escola da tribo

E quando parar de jogar bola? Índio comenta que outro sonho é abrir uma escolinha de futebol com o nome dele e treinar a garotada.

- Quando comecei, jogava descalço, nem chuteira eu usava. Algumas escolas exploram e iludem os atletas, mas é um sonho de um menino que está em jogo. Eu não quero ganhar dinheiro, quero formar jogadores - conclui.


Índio bate uma bola com os meninos da tribo



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









29289 visitas - Fonte: GloboEsporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade