Recentemente, o Conselho de Orientação (Cori) do Corinthians emitiu um comunicado solicitando o cancelamento da reunião programada para 24 de novembro, onde o Conselho Deliberativo iria votar a proposta de reforma do estatuto do clube. Embora a entidade manifeste apoio às alterações propostas, ela identificou diversas ilegalidades no processo que precisa ser analisado com cuidado antes da deliberação do anteprojeto.
O parece também abrange discussões sobre a possível transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Cori enfatiza que este tema requer um debate amplo por meio de encontros específicos com os proponentes das referidas iniciativas. A entidade reafirma seu compromisso com um diálogo democrático em relação a todos os assuntos, visando sempre o aprimoramento da instituição.
O Cori expressa que, apesar de sua defesa favorável à reforma, o cancelamento da reunião marcada para o próximo dia 24 é necessário para a análise cuidadosa dos procedimentos e do conteúdo das mudanças propostas à luz da legislação vigente e do estatuto atual. Quanto à transformação do clube, o Cori acredita que a discussão deve ser feita em fóruns apropriados, onde as propostas possam ser debatidas aprofundadamente.
Em resposta a essa posição, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, lamentou que o Cori se concentre em impedir o avanço de medidas consideradas essenciais para o clube. O presidente ressaltou que a reforma do estatuto foi uma meta aprovada por unanimidade em fevereiro de 2024 e estranhou o fato de o Cori não ter apresentado propostas durante o processo, decidindo se manifestar apenas agora para solicitar a paralisação das discussões.
Tuma Júnior criticou o que vê como uma intervenção tardia e pouco construtiva, mencionando que o processo de reforma foi aberto a todos os corinthianos interessados em contribuir. Ele destacou que o Cori teria a oportunidade de oferecer soluções para quaisquer pontos problemáticos, mas preferiu adotar uma postura crítica sem propor alternativas. O presidente assinalou que a inércia e a vaidade poderiam ser prejudiciais ao Corinthians, enquanto que os avanços propostos pela reforma devem beneficiar a instituição.
Entre as principais mudanças sugeridas no novo estatuto estão a ampliação do direito ao voto para os membros do programa Fiel Torcedor, a introdução da votação individual nas eleições de conselheiros, a realização de eleições presidenciais em dois turnos, a possibilidade de cassação do mandato de conselheiros que não comparecerem a três reuniões e normas relacionadas à criação de uma Sociedade Anônima do Futebol.



Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
Corinthians quita R$ 26 milhões em dividas com elenco por prêmios em títulos recentes
MACHUCOU? Meia do Corinthians sente desconforto contra o Athletico-PR
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Athletico-PR!
Milan monitora Hugo Souza, destaque do Corinthians
Memphis tenta quebrar tabu no sintético contra o Athletico
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!