O ex-atacante Ronaldo Fenômeno, um dos grandes ídolos da história do Corinthians, manifestou apoio à ideia de transformá-lo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Durante uma entrevista no podcast 'VanCast', Ronaldo descreveu o Corinthians como um clube com um potencial "impressionante" e "uma máquina de fazer dinheiro". O ídolo, conhecido por sua trajetória ousada no mundo do futebol, destacou que essa mudança poderia trazer "muito mais benefícios" para a recuperação financeira e esportiva do clube.
Ronaldo enfatizou que a torcida pode se beneficiar com a transição para um modelo de SAF, já que o foco dos torcedores é, naturalmente, o desempenho da equipe em campo. Segundo o ex-jogador, a paixão e o fanatismo da torcida por seus resultados exigem uma abordagem inovadora para melhorar a gestão do clube. O Corinthians, por sua vez, apresentou, recentemente, um projeto de reforma do estatuto que aborda essa possível transformação.
A proposta do clube sugere que, ao se tornar uma SAF, o departamento de futebol mantenha um controle contínuo sob a direção do clube social, assegurando que no mínimo 51% das ações continuem nas mãos do Parque São Jorge. Isso é crucial para preservar a identidade, história e participação política dos associados, evitando que o Corinthians se reduza a pura empresa.
O modelo proposto preve que a nova sociedade empresarial só atuará nas questões ligadas ao futebol profissional e de base. Modificações nesse sentido exigiriam a aprovação de dois terços dos sócios votantes, bem como o parecer favorável dos conselhos Deliberativo e de Orientação. Isso deixa claro que qualquer mudança para implementar a SAF no Corinthians deve contar com um consenso abrangente entre os membros do clube.
Ronaldo já possui experiência em investimentos no futebol. Em 2018, ele adquiriu 51% das ações do Real Valladolid por 30 milhões de euros e, apesar de alguns desafios enfrentados com a torcida, vendeu o clube para um grupo de investimentos norte-americano por 50 milhões de euros em 2023. No Brasil, ele investiu no Cruzeiro em 2021, comprando 90% das ações após o clube se transformar em SAF, com um compromisso de investimentos por cinco anos. Contudo, em 2024, Ronaldo decidiu vender sua participação majoritária no Cruzeiro.



CBF divulga áudios do VAR de lances polêmicos em Bragantino x Corinthians
ATUAÇÃO DESASTROSA. Edina Alves esquece cartão, expulsa volante e prejudica o Corinthians em duelo
Defendeu o Timão! Após derrota, Jornalista dispara contra arbitragem e cobra atitude do Corinthians
LEMBRA DELE? Ídolo rival revela ter sido dispensado pelo Corinthians na base
Corinthians pede que Memphis deixe hotel de luxo com aluguel de R$ 250 mil
De saída? Breno Bidon entra na mira do Atlético de Madrid e pode deixar o Corinthians
Corinthians x Ceará: onde assistir, horário e tudo sobre o jogo na Neo Química Arena
Gui Negão vê espaço diminuir no Corinthians com volta de Garro, Yuri e Memphis
Expulsões explicadas? Edina Alves expõe expulsões de Charles e Martínez na súmula da derrota.