29/10/2025 07:23

Corinthians apresenta projeto de estatuto com SAF e voto ao Fiel Torcedor

Corinthians apresenta anteprojeto de estatuto com SAF, CEO, mudanças financeiras e voto ao Fiel Torcedor a partir de 2030

Corinthians apresenta projeto de estatuto com SAF e voto ao Fiel Torcedor

Na última segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, apresentou o anteprojeto de reforma do estatuto do clube brasileiro. Essa proposta inclui mudanças significativas, como o direito de voto para o Fiel Torcedor e a possibilidade de transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Além das melhorias já mencionadas, o anteprojeto traz à tona outros temas importantes. Entre eles estão a ampliação dos mandatos dos dirigentes, a remuneração para esses líderes, a contratação de um CEO, a designação de um 'Prefeito' para o Parque São Jorge, e um rigor financeiro maior, abrangendo regras específicas para o uso de cartões corporativos e repasses ao Conselho. Também são previstas mudanças na Comissão de Ética.

Vale ressaltar que, embora apresentado, o anteprojeto precisará passar por duas votações antes de sua implementação. A primeira será realizada pelo Conselho Deliberativo do Corinthians em novembro. Caso haja aprovação nesta fase, o texto será submetido à apreciação dos associados em uma Assembleia Geral em dezembro. Durante esse processo, alguns artigos serão votados em blocos, enquanto outros terão votação individual.

Se aprovado, o novo estatuto entrará em vigor de maneira imediata, mas a possibilidade de voto ao Fiel Torcedor será efetiva apenas a partir das eleições de 2030. Isso significa que o pleito de 2026 ainda seguirá o modelo atual, com uma regra de transição em vigor.

A Comissão da Reforma do Estatuto vem trabalhando no texto desde o ano passado, levando em consideração debates internos e sugestões de movimentos organizados externos, como a torcida Gaviões da Fiel, que defende o direito de voto ao Fiel Torcedor. De acordo com Romeu Tuma Júnior, mais de 30 propostas foram protocoladas e analisadas pela Comissão, e o relatório final foi entregue ao presidente no último dia 10 de outubro. A expectativa é que o novo estatuto seja aprovado ainda este ano, entrando em vigor no início de 2026.

Corinthians
Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press


VEJA TAMBÉM
- Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
- Corinthians barra investidas e garante permanência de Garro para 2026
- TIMÃO EM CAMPO! Corinthians x São Paulo feminino: escalações e onde assistir duelo em instantes


975 visitas - Fonte: tudotimao

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade