A energia foi a palavra-chave para o Corinthians desde a derrota por 3 a 1 para o Santos, ocorrida no último dia 15. Nesse jogo, a comissão técnica deixou claro, inclusive em entrevistas, que o time precisava mudar sua postura para almejar objetivos maiores na temporada. Após dez dias, o recado parece ter sido absorvido pelo elenco, e a vitória sobre o Vitória, realizada neste sábado (25), é uma clara evidência disso.
Mesmo jogando com um a menos, o Corinthians superou o adversário com um gol de Charles nos momentos finais da partida. Embora a equipe não tenha apresentado um desempenho stellar, a disposição dos jogadores fez a diferença. Após o jogo, o treinador Dorival Júnior ressaltou a bravura do elenco, afirmando: “Tivemos uma equipe valente e briosa, que foi buscar e tentar construir o resultado. Mesmo com um a menos, não se acovardou. Ao contrário, conseguimos o gol. Temos coisas positivas individualmente.”
A ideia de que o Corinthians "escolhe" os jogos em que se esforça mais, frequentemente mencionada pela torcida em momentos de derrota, não foi bem recebida internamente. Após o Clássico Alvinegro, o elenco se reuniu para discutir a necessidade de uma reviravolta no Brasileirão. Charles, autor do gol da vitória, comentou: “A gente vem conversando muito sobre a energia dentro de campo, nos duelos, sobre esse um time com sequência de resultados bons e regularidade.”
Desde então, o Corinthians conseguiu vencer duas partidas consecutivas no Brasileirão, um feito inédito nesta edição, e subiu para a nona colocação na tabela. O clube agora se prepara para as semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, que ocorrerão em dezembro. Após conquistar o Paulistão no início da temporada, o objetivo do Timão é quebrar um jejum de oito anos sem títulos nacionais.
Embora ainda faltem boas atuações para que o Corinthians possa ser visto como um forte candidato neste ano, a noção de que o clube precisa melhorar em um dos aspectos inegociáveis para a Fiel: a energia. Na partida contra o Vitória, o Timão venceu 62% dos duelos e registrou 14 desarmes. Com essa vitória em Salvador, a equipe alvinegra não apenas se afastou do Z-4, mas também começa a sonhar com uma colocação no G-6 do campeonato nacional. O próximo desafio será contra o Grêmio, marcado para domingo (2), na Neo Química Arena.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto