António Oliveira, do Corinthians, em treino
O técnico António Oliveira começou bem sua trajetória como técnico do Corinthians. Além dos bons resultados em campo, o treinador em pouco tempo conseguiu "ganhar" os jogadores. A reportagem da Gazeta Esportiva conversou com pessoas com trâmite no CT Dr. Joaquim Grava para entender como tem sido esses primeiros dias do treinador no Timão.
O impacto da chegada de António foi positivo no dia a dia. O comandante, desde o início, deixou claro que todos os jogadores são importantes e isso vai além do discurso feito para a imprensa. Os atletas realmente entendem que recebem o mesmo tratamento, sem diferenciações.
Com Mano Menezes, treinador anterior da equipe, existia um pequeno desconforto interno devido a alguns comentários públicos, seja em jogos ou em entrevistas coletivas. A fala do técnico para justificar críticas a Raniele após o duelo contra o Ituano e seu comportamento à beira do campo diante do São Bernardo, quando xingou Yuri Alberto de "burro", não repercutiram bem.
António, por outro lado, vem adotando um estilo "paizão" internamente e em seus pronunciamentos. Em contato com a imprensa, o treinador faz questão de elogiar alguns dos jogadores que mais vêm sendo cobrados, como Cássio, Maycon e Yuri Alberto, que desencantou sob seu comando.
Mais recentemente, Oliveira usou tom conciliador quando questionado sobre a utilização de Fausto Vera no clássico contra o Palmeiras. O jogador é um dos mais criticados do atual elenco e foi um dos piores em campo no dérbi.
"Ninguém me força a colocar nada, eu penso e decido pela minha cabeça. Todos os jogadores para mim contam, são importantes. Todos passam pelo mesmo momento, de resgate de confiança. Conto com Fausto e com todos os outros. Aqui é sempre baseado no rendimento, minha forma de trabalhar é simples. Não há muito mais o que acrescentar", comentou em coletiva.
Mas não é apenas a parte anímica que vem chamando atenção no CT. Os treinos do técnico são bem avaliados por grande parte do elenco, conforme apurou a reportagem. As atividades são classificadas como intensas, valorizando a posse de bola em espaços reduzidos.
O presidente Augusto Melo corroborou esse pensamento em entrevista ao programa Quebrada FC, na última segunda-feira. "Mudou tudo, ambiente, forma de treinar, gestão, palestra. A preleção é incentivadora, é trabalhador demais, a equipe dele é muito boa. Todos trabalham muito bem. O ambiente é maravilhoso", comentou Augusto.
Evidentemente, os resultados ajudam muito na assimilação do trabalho de António. Sob o comando do português, que assumiu o Corinthians na zona de rebaixamento do Estadual, a equipe venceu dois duelos (Portuguesa e Botafogo-SP) e empatou outro (Palmeiras). Agora, o próximo desafio do Corinthians será contra o Cianorte, pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo eliminatório será disputado nesta quinta-feira (22), às 20h (de Brasília), em Maringá-PR.



Corinthians define futuro de Memphis Depay após eliminação na Copa do Mundo
Ex-atacante do Corinthians é vendido para o futebol Russo e Timão recebe valor milionário
SAÍDA NOS BASTIDORES! Internacional acerta contratação de ex-Corinthians
LEMBRA DELE? Ex-Corinthians deve reforçar rival em breve
CBF abre janela de transferências mas transfer ban da Fifa trava mercado do Corinthians
VAI VOLTAR? Emprestada, joia da base corintiana vive indefinição sobre seu futuro
RODAGEM! Joia ex-Corinthians é emprestada pelo PSG a clube espanhol até 2027
Corinthians notifica a FFU e exige explicações após ordem do Cade
Com gol salvador de Martinelli nos acréscimos Brasil classifica na Copa do Mundo