Uma derrota em uma final de competição, como foi para o Corinthians na última quarta-feira contra o Flamengo na Copa do Brasil, desestrutura qualquer time. A perda do título da competição mais importante do ano é desastrosa, mas é preciso se reerguer porque o futebol no Brasil não para. Três dias depois e lá estava o Timão em campo para um clássico pelo Campeonato Brasileiro.
Em uma temporada com desemprenho sofrível quando enfrenta seus grandes rivais em São Paulo e com o clima triste no elenco e comissão técnica, era de se esperar mais uma partida complicada contra o Santos, na Vila Belmiro. O jogo começou como esperado, com o time da casa atacando e o Corinthians, sem seus principais jogadores em campo por conta do desgaste físico, se defendendo.
Muito nervoso, talvez pela derrota na final da Copa do Brasil ou por jogar contra o clube que o revelou, o centroavante Yuri Alberto ajudou a piorar mais as coisas para o Corinthians com uma expulsão ainda no primeiro tempo por duas faltas desnecessárias, totalmente infantis. Era preciso fazer algo, ou acontecer algo, para se reerguer.
No intervalo, Vítor Pereira fez algo e resolveu fazer quatro substituições de uma vez e mudou o jeito do time jogar. Aos 14 minutos, aconteceu algo. Lucas Barbosa foi expulso e deixou o clássico em 10 contra 10. Era tudo o que o Corinthians precisava para melhorar. Soube controlar o Santos até o final e foi premiado com um contra-ataque perfeito de Róger Guedes, que marcou o gol da vitória nos instantes finais.
Com seis jogos pela frente até o final do campeonato, o Corinthians tem tudo para se garantir na fase de grupos da Copa Libertadores. Com a cabeça no lugar e com o abatimento superado, é conquistar mais pontos e tentar tudo de novo em 2023.