O Corinthians volta a disputar uma edição da Copa Libertadores após uma ausência de duas temporadas. Hoje (5), às 21h30 (de Brasília), o Alvinegro mede forças com o Always Ready, da Bolívia, pela rodada de abertura do Grupo E. O retorno ao principal torneio de clubes do continente em 2022 era uma meta da gestão presidida por Duilio Monteiro Alves, que trabalha para recolocar o Timão como protagonista no futebol sul-americano.
Nos bastidores, a situação do Corinthians não é nada boa. Afinal, o clube do Parque São Jorge ainda possui uma dívida total superior a R$ 900 milhões, porém viu o valor diminuir do ano passado para este e contou com um aumento significativo de suas receitas — os números devem ser apresentados nas próximas semanas com a divulgação do balanço financeiro.
Ao longo do primeiro semestre do ano passado, enquanto lidava com o atraso no pagamento de salários, a diretoria do Corinthians focou energias no corte de gastos em todos os departamentos do clube, inclusive no futebol profissional — haja vista que o Alvinegro disputou o Paulistão 2021 com um elenco recheado de garotos das categorias de base e ainda e se livrou de contratos com atletas considerados caros, como foram os casos de Otero, Cazares e Jemerson.
Em uma espécie de segundo ato da gestão, em um cenário com as contas melhor estabilizadas, o Corinthians foi atrás de sangue novo durante a disputa do Campeonato Brasileiro e a formação de uma equipe competitiva. Amparado pelo dinheiro de novos patrocinadores, o Alvinegro fechou com Renato Augusto, Willian, Róger Guedes e Giuliano. No início deste ano, ainda acertou com Paulinho, Robson Bambu, Bruno Melo, Júnior Moraes e, mais recentemente, o volante Maycon.
Com a estreia desta noite na Copa Libertadores, o Corinthians passa pelo momento de maior expectativa desde o início da atual gestão. Nos bastidores, o clube aposta em um bom desempenho na competição continental para atrair novos investidores, engajar a torcida nas redes sociais e aumentar consideravelmente seus ganhos financeiros. A formação de um elenco recheado de atletas experientes e com rodagem internacional dão à diretoria a confiança de que o trabalho está no caminho certo.
Sob o comando do português Vítor Pereira, o Alvinegro dá hoje seu primeiro passo rumo ao sonho do bicampeonato sul-americano. O Timão está no Grupo E da Copa Libertadores e, além do Always Ready (adversário desta noite), divide a chave com o Boca Juniors, da Argentina, e com os colombianos do Deportivo Cali.
#corinthians #timao #alvinegro #libertadores #estreia #duilio #gestao