1/3/2019 12:28

Usada no anúncio de Mendez, sirene foi tocada até para Paulo Nunes e gerou briga política

Usada no anúncio de Mendez, sirene foi tocada até para Paulo Nunes e gerou briga política
Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

O Corinthians relembrou ontem a época em que a sirene do Parque São Jorge era usada para anunciar contratações do time. Ao confirmar a chegada do zagueiro uruguaio Bruno Méndez, o clube postou uma mensagem no Twitter com imagens da sede social e o som do objeto ecoando.

Tradição no clube, a sirene chegou a virar motivo para briga política nas décadas passadas, além de ser usada em vários tipos de contratações, como as de Paulo Nunes, Ronaldo, Tevez, Edmundo, Nilson, Neto, Denys e Sócrates.



A sirene, criada em 1968, na gestão de Wadih Helu, soou pela primeira vez no Parque São Jorge na vinda do atacante Paulo Borges. Na ocasião, o jogador chegou do Bangu e meses depois fez jus à festa ao marcar um gol na vitória contra o Santos, responsável pela queda do tabu de 11 anos sem ganhar do rival pelo Paulista.

Instalada em um ponto estratégico na sede social do clube, no alto do bar da torre, a sirene ganhou fama depois que Vicente Matheus chegou à presidência, em 1971. O som alto servia como um estopim para a comemoração dos sócios e até dos torcedores próximos. Foi assim com a dupla Palhinha (1977) e Sócrates (1978) e com outras dezenas de atletas menos conhecidos.

Em meados da década de 1980, sem a presença de Matheus no comando, a sirene caiu em desuso, servindo quase sempre apenas para informar aos funcionários do clube os horários de entrada, saída e almoço. Nos últimos 30 anos, o clube foi mais econômico em relação ao uso, com algumas situações bem peculiares, como chegadas de técnicos e reapresentação de atletas.

Novamente com Matheus como mandatário, Neto (1989), Denys (1989) e Mirandinha (1987), ex-atletas do Palmeiras, foram apresentados com o som da sirene ao fundo. Isso se repetiu com o atacante Nilson (1992), trazido na gestão de Marlene Matheus - nos dois com ela à frente do clube, o objeto foi colocado em funcionamento no retorno do técnico Nelsinho Baptista (1992) e na recepção do trio campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, Fabinho, Marcelinho Paulista e Hermes (1993).



DISPUTA POLÍTICA ACIRRADA

Ao longo dos últimos anos, a política continuou a reger a sirene do Parque São Jorge. Na gestão Alberto Dualib, atletas com mais peso foram anunciados com a sirene - no começo de 1994, até mesmo a reapresentação de Rivaldo fez o clube optar pela utilização. Mais tarde, mais dois ex-palmeirenses receberam tal honraria, casos de Edmundo (1996) e até Paulo Nunes (2001).

Em seguida, a sirene ficou quatro anos parada, até a contratação do trio Tevez, Mascherano e Sebá Domínguez, em 2005. Dali a três anos, o motivo mais estranho fez o objeto tocar: a saída de Dualib do quadro de sócios, já na gestão Andrés Sanchez.

Antes de Bruno Méndez, a sirene tocou ao anunciar a contratação de Ronaldo, em dezembro de 2008. À época, houve resistência para que ela voltasse à tona, pois havia ainda uma forte ligação a Vicente Matheus - semanas antes, Marlene Matheus rompeu com Andrés por divergências políticas. À Folha de S. Paulo, Edu Ferreira, que hoje é do grupo de Andrés, disse que o "barulho dos fogos de artifício iria abafar o da sirene".



SITUAÇÕES EM QUE A SIRENE FOI USADA

Paulo Borges 1968
Palhinha 1977
Sócrates 1978
Jorginho 1987
Neto e Denys 1989
Mirandinha 1991
Nilson 1992
Nelsinho Baptista 1992
Fabinho, Hermes e Marcelinho 1993
Marcelinho Carioca 1993
Recepção a Rivaldo 1994
Edmundo 1996
Paulo Nunes 2001
Tevez, Mascherano e Sebá 2005
Dualib deixa de ser sócio 2008
Ronaldo 2008
Bruno Méndez 2019



VEJA TAMBÉM
- Corinthians Avança por Bruno Spindel para Comandar o Futebol em 2026
- Lembra dele? Ex-lateral e promessa do Corinthians esta indo rumo a rival!
- Prioridades para 2026! Corinthians tenta acabar com transferban e encaminha novo diretor de futebol


14304 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Esse foi uma aberração do Corinthians ,Paulo Nunes affff ????

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade