7/9/2017 10:11

Gringos operários: como Copete e Romero viraram intocáveis em Santos e Corinthians

Colombiano do Peixe e paraguaio do Timão são parecidos: entrega, disciplina tática e gols

Gringos operários: como Copete e Romero viraram intocáveis em Santos e Corinthians
Há jogadores que não aparecem tanto para a torcida, mas são essenciais ao funcionamento tático de uma equipe. Dois gringos seguem essa linha em Santos e Corinthians. “Operários” dos rivais, Copete e Ángel Romero se encontram neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.



Ambos chegaram com humildade, precisaram buscar espaço e hoje são indispensáveis aos técnicos Levir Culpi e Fábio Carille.

Os motivos? Basicamente os mesmos:
Recomposição defensiva: abertos pelos lados, costumam ajudar os laterais na marcação até a linha de fundo quando Santos e Corinthians não têm a bola.

Entrega em campo: não bastasse a força na marcação, Copete e Romero acreditam em todas as jogadas, seja na defesa ou no ataque.

Poder de finalização: os gringos são atacantes, claro, e não costumam decepcionar. Copete é o artilheiro do Santos no Brasileiro, com cinco gols, ao lado de Bruno Henrique. Romero fez dois, mas também deu duas assistências. O paraguaio é o maior artilheiro da Arena Corinthians, com 20 gols.

Carinho da torcida: depois de alguma resistência, santistas e corintianos aprovam os dois gringos e lhes dão atenção especial.

Xodó de Levir
Copete é um atacante que tem papel defensivo importantíssimo no esquema tático implantado por Levir Culpi. Não à toa, desde a chegada do treinador, no início de junho, o colombiano é titular do Santos.

Ele é uma espécie de segundo lateral-direito. Acompanha as subidas dos adversários pelo setor até o final, ajudando na recomposição da equipe. São 14 roubadas de bola em 17 jogos disputados no Campeonato Brasileiro, uma média de 0,82 por jogo.

– Desde que cheguei ao Brasil falei que era um jogador que não ataca muito, mas, sim, mais defensivo, que ajuda muito na marcação, a roubar bolas. Claro que marcar os gols é importante, mas para defender e ajudar o time eu me considero muito melhor. Nós que jogamos na ponta costumamos correr muito, mas acho que fisicamente precisamos estar bem para tanto atacar quanto defender – disse Copete, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.



Além de ajudar na defesa, o colombiano, que tem a velocidade como uma das principais características, também desempenha bem seu papel no setor ofensivo. O camisa 36 é o vice-artilheiro do Santos na temporada, com 10 gols marcados.

Copete costuma ser pé quente em clássicos. Em nove disputados, foram cinco vitórias, um empate e três derrotas, além de ter balançado as redes em seis oportunidades. Na última partida contra um rival, o atacante fez três gols. A vítima foi o São Paulo, no dia 9 de julho.

O único dos grandes paulistas que não tomou gol do colombiano foi justamente o Corinthians, adversário deste domingo. Será a chance perfeita para quebrar este tabu e diminuir a vantagem do líder de 12 para nove pontos.

Xodó do Carille
No Corinthians, Romero não tem sua posição colocada em risco justamente por causa da importância tática. Como Guilherme Arana é um lateral que avança muito ao ataque, o paraguaio também tem a missão de cobrir espaços e ajudar na marcação.



Quando Arana se machucou, a responsabilidade de Romero aumentou. Coube a ele a tarefa de auxiliar Moisés nas partidas contra Chapecoense e Atlético-GO. Na média, ele é o segundo maior ladrão de bolas da equipe, atrás apenas do volante Gabriel: 1,76 por jogo, ou 30 roubadas em 17 partidas.

Sua faixa de atuação é a esquerda. O mapa de calor abaixo de um jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, representa bem a importância de Ángel Romero à equipe.



No Brasileirão, Romero tem dois gols: um deles contra o próprio Santos, em vitória do Timão por 2 a 0, no primeiro turno. Ele volta ao Timão com moral. Apesar da derrota do Paraguai para o Uruguai, foi dele o gol de seu país no revés por 2 a 1.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3699 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

O Paraguai perdeu mas foi um senhor jogaço, os irmãos Romero acabaram com o jogo, o Paraguai perdeu no mínimo 3 chances inacreditáveis de gol. O Uruguai acho dois gol na sorte, um desviado e outro contra.

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade