28/7/2017 09:00

Pai queria que Balbuena estudasse, mas ele virou jogador, capitão aos 20 e hoje brilha no Corinthians

Pai queria que Balbuena estudasse, mas ele virou jogador, capitão aos 20 e hoje brilha no Corinthians
Não há dúvidas: Fabián Balbuena vive, hoje, a melhor fase de sua carreira.

O "General" do Corinthians firmou-se como um dos melhores zagueiros em ação no Brasil - inclusive lidera sua posição no prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet -, é o capitão alvinegro e está se destacando inclusive no ataque, tendo balançado as redes cinco vezes em 2017.




A vocação ofensiva, no entanto, já está com o defensor de 25 anos desde o começo de sua carreira. O ESPN.com.br conversou com o uruguaio Eduardo Rivera Mort, primeiro técnico de Balbuena e que o descobriu na base do Cerro Porteño. Não El Ciclón de Assunção, mas o modesto time de Presidente Franco, município localizado ao lado de Ciudad del Este, na divisa com o Brasil.

À época, o Cerro Porteño-PF militava na segunda divisão paraguaia, e Eduardo Rivera assumiu a equipe em 2010.

"Nosso objetivo era subir o time à primeira divisão e conseguimos. Eu o subi para o profissional com 18 anos, e ele não só foi titular em nossa campanha como também era o capitão", relembrou Eduardo Rivera, hoje técnico do Deportivo Minga Guazú, do terceiro nível do futebol local.

Ele conta que para efetivar Balbuena no profissional precisou dobrar o pai do zagueiro. "Antes de subi-lo, tive a oportunidade de falar com seu pai, que queria que ele estudasse, mas eu conversei e expliquei que em dois anos Balbuena seria profissional", afirmou o treinador.

Em 2011, o Cerro Porteño-PF conseguiu o feito de chegar à elite paraguaia com Balbuena, então com 20 anos, como um "verdadeiro líder", nas palavras do antigo técnico.

"Ele tem muita personalidade, grande qualidade. É um verdadeiro líder, tem bom trato com os companheiros, é um jogador muito disciplinado", conta.

Eduardo Rivera, então, relembra que o zagueiro de 1,90m também foi destaque no ataque do Cerro-PF. "Já era característica dele, não só defender como também atacar. Ele fez sete gols na campanha em que subimos para a primeira divisão", afirmou.

O uruguaio de 66 anos fala com carinho do ex-pupilo, com quem mantém contato até hoje.

"É um filho adotivo, não só esportivamente, mas também como pessoa. É um grande exemplo. Depois do jogo (contra o Patriotas, na última quarta-feira), enviei minhas felicitações pela vitória e pelo gol no Corinthians", disse.

Rivera, por sinal, tem um aliado para saber como está o desempenho de Balbuena por aqui: "Tenho um treinador de goleiros que é fanático pelo Corinthians e me mostra tudo o que é possível dos jogos do Corinthians. Ele é brasiguaio, de Pedro Juan Caballero".

Após uma briga com a diretoria, Fabián Balbuena deixou o Cerro Porteño-PF e foi para o Rubio Ñú, onde atuou por apenas seis meses, no Apertura paraguaio de 2013. O principal dirigente lá é um nome que traz excelentes lembranças aos corintianos: Carlos Gamarra, um dos maiores jogadores da história do clube.

À reportagem, o ex-zagueiro elogiou a passagem breve do compatriota no pequeno time. "Foi muito boa. Jogador sério, forte nas bolas aéreas, sempre foi um jogador dedicado. É uma coisa que atualmente no futebol moderno é exigência, tem que ter altura", analisou.

Para Gamarra, uma coisa foi fundamental na rápida adaptação de Fabián Balbuena ao Corinthians: "Ele cresceu muito, ajudou muito que ele já falava português, e fala muito bem".

Depois do Rubio Ñú, o defensor passou por Nacional e Libertad antes de chegar ao clube de Parque São Jorge em 2016.

Campeão brasileiro em 1998 pelo Corinthians, Gamarra acredita que Balbuena seja, hoje, o melhor zagueiro paraguaio. Mas ainda vê uma coisa faltando para que ele deslanche de vez.

"Eu acho que sim, tem vários que jogam bem, mas ele ainda precisa se confirmar aqui no Paraguai. Está esperando essa chance (na seleção), mas se destacando no Corinthians, daí ele logo vai ter a chance de ser titular e se destacar também na seleção. Só depende dele", garantiu.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa









3288 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Grande Gamarra o melhor que vi jogar na posição sdds pena que atuou apenas 1 temporada e meia por aqui, mas tbm a bola q jogava era impossível segurar por mais tempo!!!

joga muito mano, vc tem tudo pra ser um dos melhores no timão .tamos juntos. vamos ganhar domingo do Flamengo!

joga muito simplis ou bonito ele e nosso cao de guarda bora general

oi bom dia desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil SKY NET TV claro TV oi TV vivo chamar no ZAP 11961004639

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade