Vasco e Corinthians se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, em São Januário, em confronto direto pela permanência na Série A: o Vasco é o 16º colocado, e o Corinthians, o 14º, com dois pontos a mais (42 x 44). Uma vitória do Vasco o coloca à frente do Corinthians na classificação, o que poderia deixar a equipe paulista no Z-4 que leva para a Série B do Brasileirão.
Vasco x Corinthians: Saiba tudo sobre o confronto da 36ª rodada do Brasileirão 2023
No agregado dos mandos, o Corinthians é o terceiro time que menos finaliza (média 11,3 por jogo) e ao mesmo tempo, o que mais sofre finalizações (16,0). O Vasco é o quinto time que menos finaliza (11,6), mas a defesa é a 13ª em finalizações sofridas (13,1).
Em busca dos fundamentais três pontos para um deles aumentar suas chances de permanecer na Série A, as equipes precisarão aumentar a produtividade ofensiva para, no mínimo, manter a bola longe de seu próprio gol. Os dois times ficam menos de 50% dos jogos com a posse de bola, e qual deles irá controlar a partida é uma das grandes questões deste confronto.
A defesa do Corinthians é mais resistente a pressões, a quarta que mais suporta finalizações, com um gol sofrido a cada 12,7 conclusões contrárias. O Vasco está com a sexta defesa menos resistente, um gol sorido a cada 10,2 conclusões contrárias. Mas como o Vasco fica menos exposto a finalizações, sofreu 45 gols, enquanto o Corinthians levou 44.
Figueiredo, do Vasco, e Fábio Santos na vitória do Corinthians por 3 a 1 no primeiro turno, em São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Corinthians tem potencial aéreo, Vasco, rasteiro
Há maior potencial para o Corinthians fazer gol usando bola aérea porque fez assim cinco dos últimos sete gols, e o Vasco sofreu dessa forma três dos últimos cinco gols.
Já o potencial do Vasco é rasteiro, pois trocou passes para marcar três dos últimos cinco gols, e o Corinthians sofreu assim quatro dos últimos seis gols.
As duas equipes marcaram e sofreram metade dos últimos dez gols em trocas de passes rasteiros e metade a partir de jogadas aéreas.
Mandante x visitante
O Vasco é o 13º mandante do Brasileirão (8 V, 2 E, 7 D, 51%), com o sexto pior ataque caseiro (20 gols marcados; média 1,18) e a 11ª defesa (18 gols sofridos; 1,06). Não sofreu gol em seis dos 17 jogos em casa (35%), nona marca defensiva.
O Corinthians é o 12º visitante (4 V, 4 E, 9 D, 31%), com o sexto pior ataque forasteiro (15 gols; 0,88) e a nona defesa (23 gols sofridos; 1,35). Não sofreu gol em cinco dos 17 jogos fora (29%), sétima marca defensiva.
O Vasco é o quinto mandante que menos finaliza no Brasileirão (13,4), com o 13º aproveitamento, um gol a cada 11,4 tentativas. O Corinthians é o visitante que mais sofre finalizações (18,4), com a quinta resistência defensiva forasteira, um gol sofrido a cada 13,6 conclusões contrárias.
No ataque, o Corinthians é o visitante que menos finaliza (8,2), com a sexta maior eficiência, um gol a cada 9,9 tentativas. O Vasco é o nono mandante em finalizações sofridas (10,7), com a 13ª resistência defensiva, um gol sofrido a cada 10,1 conclusões contrárias.
.
Probabilidades*
Vasco - 53%
Empate - 26%
Corinthians - 21%
Enquete
Até o momento da publicação deste texto, o Vasco liderava com folga como o mais votado para ser o vencedor do jogo em enquete realizada no ge . Você ainda pode acessar e votar. Clique abaixo e deixe seu palpite: