15/3/2020 12:46

Das terras colombianas ao destaque no Corinthians: a trajetória de Victor Cantillo

Volante do Timão deu entrevista para o Esporte Espetacular deste domingo

Das terras colombianas ao destaque no Corinthians: a trajetória de Victor Cantillo
Foto: Divulgação

– A vida não é mais do que uma contínua sucessão de oportunidades para sobreviver.

LEIA TAMBÉM: Ex-Corinthians testa positivo para Coronavírus na Espanha



A frase de um dos maiores escritores do mundo contemporâneo, Gabriel Garcia Márquez, parecia uma profecia para Victor Cantillo. Aracataca, cidade onde Gabo nasceu em 1927, fica a 60km de distância do vilarejo de Rio Frio, o povoado onde nasceu o volante do Corinthians em 1993.

Cantillo nunca plantou uma bananeira, mas foi da terra e das bananas que seu pai, Vicente, colheu que a família cresceu. O jogador do Timão nasceu em 15 de outubro de 1993, mas só foi registrado no dia 17 de Abril de 1995, 17 meses e dois dias depois que veio ao mundo.

O atleta nasceu bem depois, mas nem por isso o escritor deixou de ser a referência de um homem da região que saiu dali e conquistou o mundo através da sua arte. Sair e conquistar o mundo sempre foi o desejo e a inspiração do "zonero" Victor Cantillo. E próprio meio-campista explica o termo.

– Se chama de Zonero todas as pessoas da região onde nasci, a zona bananeira.

A região fica no norte da Colômbia, próximo da cidade turística no litoral, a paradisíaca praia de Santa Marta. O pai de Victor, Vicente Cantillo, mesmo sem necessidade, ainda trabalha como produtor de bananas.

- O meu pai a vida toda trabalhou com isso. Nós vivíamos disso, mas ele nunca permitiu que eu e meu irmão trabalhássemos com isso. Ele sempre quis que seguíssemos em frente e graças a Deus conseguimos. Ele ainda trabalha com isso, é o que ele gosta. Eu até disse pra ele parar um pouco, mas ele segue trabalhando normal.

Quando começou a carreira como jogador no Atlético Nacional-COL, Victor teve problemas para explicar o tempo entre o nascimento e o registro. Naquele momento levantou-se a suspeita de que tinha falsificado a idade para jogar.

– Foi uma situação que aconteceu quando eu estava no Atlético Nacional. Fizeram investigações e, no final, deu tudo certo. Pude seguir jogando tranquilo, mas foi uma situação difícil para minha família, hoje estamos bem tranquilos.

Até chegar ao Junior Barranquilla, Cantillo passou por muitos clubes menores na Colômbia. Apesar de ter feito a base no Atlético Nacional, Cantillo não foi aproveitado no time profissional dos Verdolagas. Passou pelo Atlético F.C e Leones, ambos na segunda divisão, até chegar ao Deportivo Pasto, time da primeira divisão na Colômbia, onde chamou atenção dos dirigentes do Atlético Junior Barranquilla.

– Não foi fácil pra chegar onde estou, passei por clubes da segunda divisão da Colômbia e hoje estou no Corinthians.
Foi no gigante da capital que Cantillo se firmou, conquistou títulos. Foram dois campeonatos colombianos e uma Copa, além do vice-campeonato da Sul Americana para o Athletico, justamente ali que seu futebol chamou atenção de Tiago Nunes.

Se você perguntar para dez torcedores do Corinthians qual é a melhor notícia para 2020 os dez devem responder que é o colombiano. E, de fato, é. Tiago Nunes e o colombiano se encontraram e começaram a temporada de 2020 juntos, e o início foi promissor.

O meio-campista não demorou para se sentir totalmente adaptado ao clube e joga aqui como se estivesse há anos na equipe. Na Libertadores de 2019 Cantillo teve o melhor aproveitamento de passes com 71 passes certos por jogo.

Apesar da fase ruim do Corinthians, já eliminado na Libertadores e em situação complicada no Paulista, Cantillo é um alento ao torcedor. Consegue, pelo menos neste início, repetir boas atuações. Aproveitamento de passes acima dos 85% e uma média de 60 passes certos por jogo.

O Corinthians entra em campo pressionado. São cinco jogos sem vitórias no torneio estadual e, se não vencer o Ituano, a classificação para as quartas de final do Paulistão fica ainda mais difícil. O colombiano tem presença garantida na equipe de Tiago Nunes e ainda não fez nenhum gol por aqui.

É o que falta para esse humilde colombiano, que cresceu graças ao plantio de bananas cair, de vez, nas graças da torcida.


Corinthians, Cantillo, Junior Barranquilla, contratação, meia


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa









6294 visitas - Fonte: globoesporte.globo.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Luiz Correia     

ESSE CARA É BOM .TEM QUE SEGURAR ..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade