2/4/2015 08:13
Para Conmebol, uruguaio chamar Elias de 'macaco' não é racismo
Elias bate boca com jogadores do Danubio: lamentável episódio de racismo
O volante Elias foi chamado de "macaco" pelo uruguaio Ignácio González no duelo que terminou com goleada do Corinthians por 4 a 0 em cima do Danubio. O termo racista gerou polêmica durante e depois da partida, principalmente do lado brasileiro, que se revoltou com a ofensa. Mas, para a Conmebol, aparentemente não foi nada.
De acordo com o Coronel Waldir Rapello Dutra, responsável pela segurança do Corinthians, o secretário geral da Conmebol, Francisco Britez, disse a ele que o termo "macaco" não é racismo.
"Não sei se me fiz entender, porque falei português. Quem disse isso (que não seria racismo o termo macaco) foi Don Francisco, secretário geral da Conmebol. Eu expliquei a ele o que houve com Tinga, com Grafite, com Aranha", disse o Coronel Dutra.
O incidente aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo, após bate-boca entre Elias e Gonzalez. "Ele me chamou (de macado), mas deixa para lá. Estou focado na partida," disse o meio-campista corintiano após o intervalo - ele também não concedeu entrevista após o jogo.
O goleiro Cássio também confirmou, dizendo que o adversário fez gestos e chamou Elias de "macaco." As câmeras da TV também mostram claramente a injúria racial. Após o jogo, o volante e o Corinthians decidiram não prestar boletim de ocorrência.
"Dependendo da forma como for tratado o 'macaco' por eles, o delegado paraguaio não entende como racismo. No caso Desábato, havia o Jecrim no estádio. Difícil resolver isso agora, pois o Corinthians teria de ouvir por carta rogatória", acrescentou o Coronel Dutra.
Por enquanto, a entidade sul-americana ainda não se pronunciou de forma oficial sobre o incidente.
VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Vasco na decisão: prováveis escalações
- Calendário da Copinha! FPF divulga tabela da Copinha 2026; Saiba os confrontos do Corinthians
- Provável escalação! Confira quem será os titulares do Corinthians para a final da Copa do Brasil
12915 visitas - Fonte: ESPN
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas