31/1/2015 18:31

Ricardo Trigo, diretor e jogador do Corinthians Steamrollers, explica o que é o Super Bowl

O esporte movimenta em uma temporada mais de nove bilhões de dólares

Ricardo Trigo, diretor e jogador do Corinthians Steamrollers, explica o que é o Super Bowl
As equipes são compostas por 53 jogadores, divididos entre ataque, defesa, especialistas e reservas

O Super Bowl é o jogo final, que decide o campeão da temporada da NFL (National Football League ou, em português, Liga Nacional de Futebol Americano), a principal liga de futebol americano do mundo, que movimenta em uma temporada mais de nove bilhões de dólares. Como grau de comparação, uma Copa do Mundo FIFA movimenta 3 bilhões de dólares e uma olimpíada, 2 bilhões de dólares

Disputado desde 1967, a partir da junção das duas principais ligas da modalidade nos Estados Unidos, o Super Bowl é o maior evento esportivo e a maior audiência televisiva daquele país, com cerca de 200 milhões de pessoas ligadas nas TVs norte-americanas e em outras duas bilhões e meio nas telinhas de todo o mundo. É também um evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão; patrocinadores desembolsam pequenas fortunas para exibirem suas propagandas no intervalo. Para os 30 segundos da peça publicitária, o anunciante tem de desembolsar cinco milhões de dólares.

O Super Bowl também é o dia que tem o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de Ação de Graças. A cidade sede do evento é escolhida previamente pela NFL independentemente se o time da cidade participará ou não da final. Em 2015, a decisão – a 49ª da história – acontecerá no estádio do Arizona Cardinals, o mais moderno do mundo. Recentemente, o Arizona Cardinals veio ao Brasil para conhecer a equipe do Corinthians Steamrollers. Em contrapartida, os dirigentes corinthianos foram até os Estados Unidos para conhecer a estrutura da equipe norte-americana. O Timão foi a única equipe brasileira visitada por uma equipe da NFL.

Tradicionalmente antes do início da partida sempre algum artista badalado dos Estados Unidos canta o hino nacional norte-americano e, entre o segundo e o terceiro quartos, acontece um show com algum outro artista (o Halftime Show) sendo considerado não só um evento esportivo mas também de grande entretenimento. Os fãs do esporte e os amantes do futebol americano pagam caro pelo ingresso que custa cerca de R$ 10 mil.

Apesar de muita gente achar que o nome do evento é “Super Ball”, o correto é “Super Bowl”. Isso mesmo, não tem nada a ver com uma super bola, mas sim uma “super tigela/marmita/cuia/bacia/copo”, fazendo referência ao formato dos estádios americanos.

O Futebol Americano é composto por jogadores dos mais diversos biotipos, todos com aptidões diferentes e prontos para desempenhar suas funções individuais em prol de um bem coletivo. Neste esporte existe espaço para os altos, para os baixos, para os magros, para os gordos, para os rápidos e para os lentos.

As equipes são compostas por 53 jogadores, divididos entre ataque, defesa, especialistas e reservas. No campo entram 22 jogadores, sendo 11 do ataque e 11 da defesa adversária. A intenção do jogo é chegar na end zone (linha de fundo do campo) através de passes e corridas, usando das mais variadas estratégias para que isso aconteça. Para chegar ao objetivo, o time tem quatro tentativas para avançar 10 jardas (9.15m). Alcançando a meta, a equipe conquista mais uma série de quatro novas tentativas. Caso não consiga, devolve a bola para o adversário através de um chute. Se a equipe conseguir chegar na linha de fundo do adversário na end zone, conquista seis pontos, e a chance de um chute extra, que vale um ponto.

Na final desse Super Bowl, disputada entre New England Patriots e Seattle Seahawks, teremos dois generais em campo: Tom Brady e Russel Wilson. Ambos são quartebacks de suas equipes e foram campeões em seus segundos anos jogando profissionalmente. As duas equipes chegam fortíssimas para a grande final e não posso apontar um favorito. Os times se estudaram e se conhecem muito bem. Esses dois jogadores podem desequilibrar em uma chamada de corrida ou passe, dando assim a vitória para qualquer um dos lados. A equipe do Seatlle Seahawks venceu no ano passado o Super Bowl e é a primeira vez que uma equipe chega consecutivamente a duas grandes finais.

No Brasil, o futebol americano conquista o coração de brasileiros e o público cresce 800% na TV. Cada vez mais gente está se interessando por encarar uma transmissão de futebol americano. Segundo dados do Ibope, a média de público da temporada 2013/2014 da NFL foi de 123 mil pessoas por jogo, contra 53 mil da anterior.

O Corinthians, a equipe mais vencedora no Brasil com um título latino, dois brasileiros e quatro paulistas, foi a pioneiro em ter uma equipe de futebol americano. Em 2008 procurados pela equipe Steamrollers, foi firmada uma parceria denominada Corinthians Steamrollers.

Hoje a equipe alvinegra tem mais de um milhão e quatrocentos mil fãs no Facebook, superando equipes profissionais da NFL, e foi a equipe com maior número de vitórias consecutivas no Brasil, com uma sequência de 39 (três anos e dois meses sem perder).

O Super Bowl é uma grande oportunidade para você se apaixonar por esta modalidade que mais cresce no Brasil. Não fique de fora dessa! Neste domingo (01), a ESPN transmite a grande final da NFL a partir das 21h30.

Ricardo Trigo

O diretor e também jogador do Corinthians Steamrollers, Ricardo Trigo, com 112 partidas disputadas pelo Timão, acredita que em cinco anos o futebol americano pode ser a segunda modalidade no Brasil superando o próprio vôlei.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa









7734 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade