19/9/2014 16:45
Documentário une Democracia Corintiana e efervescência cultural
Democracia em Preto e Branco' chegará aos cinemas no próximo mês. Ídolos do Timão, Sócrates e Casagrande foram entrevistados pelo diretor Pedro Asberg
Sócrates e Casagrande estão presentes em documentário (Fotos: Arquivo LANCE!)
A canção de abertura “Núcleo Base”, clássico do grupo paulista Ira!, e a locução de Rita Lee dão indícios do que está por vir: “Democracia em Preto e Branco”, uma co-produção TV Zero, Miração Filmes e ESPN, dirigido por Pedro Asbeg, retrata um momento único da história do país: a Democracia Corinthiana - movimento revolucionário futebolístico do início da década de 80; a explosão das bandas de rock e a campanha "Diretas Já". O filme estará nos cinemas a partir de 9 de outubro.
A obra traz um luxuoso time de entrevistados, entre eles os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, e personalidades como Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos. Ídolos do Corinthians, Sócrates e Casagrande também marcam presença.
- O processo de produção do filme foi incrível. Tive a chance de conhecer muitos ídolos e conversar com eles sobre temas que marcaram minha juventude e que foram essenciais em suas trajetórias, além de ter sido um dos últimos a poder entrevistar o Socrates - revela Asbeg, sobre o
documentário.
O lançamento do filme coincide com a lembrança de outros dois episódios marcantes, os 50 anos do golpe militar e 30 anos da campanha das “Diretas Já”. Com depoimentos de músicos da geração anos 1980 do rock brasileiro, jornalistas e políticos envolvidos nas campanhas das Diretas, “Democracia” costura o pano de fundo para mostrar o movimento de ativismo político de um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians.
- Nós começamos as filmagens em 2010, de forma independente, e no ano seguinte abrimos uma campanha para levantar verba por meio de crowdfunding - o que tem tudo a ver com o tema do filme. Mais democrático, impossível. Hoje podemos dizer que ele é o primeiro longa-metragem brasileiro a ser parcialmente financiado de forma coletiva.
VEJA TAMBÉM
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo Corinthians!
- Corinthians quebra tabu histórico no Mineirão contra o Cruzeiro e decide vaga na Neo Química Arena
- Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
8070 visitas - Fonte: LanceNet!
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas