A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou a medida de proibir a Gaviões da Fiel, a principal torcida organizada do Corinthians, de frequentar os estádios com faixas, bandeiras, instrumentos e adereços até o final de 2026. A decisão foi formalizada na Portaria nº 214, publicada na última quarta-feira, dia 10 de dezembro, e assinada por Mauro Silva, vice-presidente da FPF. Essa ação foi motivada por um pedido da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal Central.
A punição foi sugerida pelo promotor Roberto Bocal, em resposta a um confronto entre torcedores uniformizados de Corinthians e São Paulo que ocorreu no Bairro do Bixiga no último dia 20 de novembro após um clássico entre as equipes durante o Campeonato Brasileiro. A Gaviões da Fiel, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que seu departamento jurídico já está ciente da decisão e que se manifestará em momento oportuno.
Com efeito imediato, a nova punição faz com que os torcedores uniformizados não possam usar suas vestimentas ou instrumentos já nesse domingo, quando o Corinthians recebe o Cruzeiro para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, marcado para as 18h (horário de Brasília) na Neo Química Arena.
Vale destacar que essa não é a primeira punição imposta à Gaviões da Fiel. Recentemente, a torcida, juntamente com outras cinco organizadas do Corinthians, foi impedida de entrar em estádios devido a incidentes durante a final do Campeonato Paulista em março contra o Palmeiras. Essa sanção foi revogada no fim de outubro, e para retomarem suas atividades, as torcidas precisaram assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de São Paulo.
O próximo confronto do Corinthians será contra o Cruzeiro, na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, que ocorrerá no dia 14 de dezembro, domingo, às 18h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Com uma vitória de 1 a 0 no jogo de ida, o Corinthians avança para a final se conseguir ao menos um empate. Uma derrota por um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis, enquanto que uma derrota por dois ou mais gols resultará na eliminação do Timão.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
Retorno de Félix Torres ao Corinthians tem falha decisiva e irrita torcedores
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
MERCADO DA BOLA: Corinthians monitora Michael e aguarda proposta justa da Roma por Yuri Alberto
GOLAÇOOOOOO! JOSÉ MARTINEZ ABRE O PLACAR PRO CORINTHIANS! 1 A 0 TIMÃO!
Craque do Timão feminino de saída? Ídola do Corinthians Gabi Zanotti pode estar de saída em 2026
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026