O volante Charles, jogador do Corinthians, foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a expulsão em uma partida contra o Red Bull Bragantino, na qual o time perdeu por 2 a 1. O incidente aconteceu durante a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e Charles recebeu a penalização no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da "prática de jogada violenta". A punição pode variar de uma a seis partidas de suspensão.
É importante destacar que Charles já cumpriu uma suspensão automática no jogo anterior contra o Ceará. A audiência para o julgamento da expulsão ocorrerá na próxima segunda-feira (01), às 13h (de Brasília), na sede do STJD, localizada no Rio de Janeiro. O volante foi expulso durante os acréscimos da partida, disputada em 5 de novembro, após desferir um tapa em Jhon Jhon.
A princípio, a árbitra Edina Alves Batista aplicou apenas o cartão amarelo. No entanto, após revisar a jogada com a ajuda da arbitragem de vídeo, ela decidiu trocar o cartão amarelo pelo vermelho, o que gerou descontentamento entre os dirigentes do Corinthians, já que a árbitra não se dirigiu ao monitor para rever a jogada. No relatório da súmula, Edina detalhou sua decisão sobre a expulsão de Charles, mencionando que a intervenção da assistente 1, Fabrini Beviláqua, foi fundamental para a correção da punição inicial.
O artigo 254 do CBJD é claro em suas definições sobre jogadas violentas, estabelecendo punições que variam em função da gravidade da infração. Por exemplo, ele considera violenta qualquer ação em que o uso da força seja incompatível com os parâmetros esperados para o esporte em questão. A atuação temerária ou imprudente, mesmo sem intenção de causar dano ao adversário, pode resultar na mesma penalidade.
Se a infração for considerada de pequena gravidade, o órgão responsável pode optar por substituir a pena de suspensão por uma advertência. Em casos mais graves, se a vítima da jogada violenta ficar impossibilitada de jogar, a pena do infrator pode ser ampliada até que o jogador atingido retorne aos treinos, com um limite de 180 dias de suspensão.
Nos próximos compromissos, o Corinthians enfrentará o Botafogo na 36ª rodada do Brasileirão no dia 30/11, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. Em seguida, o time jogará contra o Fortaleza na 37ª rodada, em 3 de dezembro, com início marcado para às 19h (de Brasília) na Arena Castelão, em Fortaleza.



Corinthians feminino no Mundial!! Saiba onde assistir As Brabas!
Não deve vir? Corinthians vê esfriar negociação por jovem e pode desistir do atacante em impasse
Corinthians prepara jovem talento para a vaga deixada por Tchoca
Corinthians x Bahia: onde assistir
Regulamento veta Alisson no Paulistão mesmo após acordo com Corinthians
Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Santos
Corinthians projeta ataque com Memphis e Yuri para estreia no Brasileirão
Ídolo do Corinthians, Romero fica perto de acerto com gigante argentino
Gigante europeu monitora Hugo Souza, do Corinthians
Velo Clube x Corinthians; Saiba onde assistir!