O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, anunciou o novo cronograma para a reforma do estatuto do clube. A votação do anteprojeto, que estava agendada para ocorrer na noite desta segunda-feira no Parque São Jorge, foi suspensa após um pedido dos conselheiros para ampliar a discussão. Para garantir uma maior participação, dez audiências públicas serão realizadas a partir do dia 1 de dezembro, onde serão debatidos alguns dos principais pontos da nova proposta.
As reuniões foram marcadas para as seguintes datas: 1 de dezembro de 2025; 4 de dezembro de 2025; 8 de dezembro de 2025; 16 de dezembro de 2025; 21 de janeiro de 2026; 23 de janeiro de 2026; 26 de janeiro de 2026; 29 de janeiro de 2026; 2 de fevereiro de 2026; e 4 de fevereiro de 2026. Vale destacar que a presença de todos os membros do Conselho Deliberativo não será obrigatória. As propostas serão discutidas em blocos com temáticas previamente definidas, e especialistas externos poderão contribuir para enriquecer os debates. As inscrições e os temas específicos dessas reuniões serão divulgados no site oficial do Corinthians ainda nesta semana.
Apesar da suspensão da votação, Tuma acredita que houve um “avanço” no processo, especialmente em relação à proposta que concede direito a voto ao Fiel Torcedor. Ele afirmou: “Não fico frustrado, acho que a gente avançou. A deliberação foi unânime e comprometida com as datas das agendas, o que já é um progresso. Houve um sinal positivo de que o voto do Fiel Torcedor será aprovado. Não podemos deixar que apenas três mil pessoas decidam o futuro do Corinthians. Precisamos de decisões mais amplas, e a torcida deve ter voz ativa.”
Após a conclusão das audiências públicas, a votação da reforma estatutária no Conselho Deliberativo do Corinthians está prevista para fevereiro de 2026. Se aprovada, a proposta passará por votação dos sócios do Parque São Jorge. Inicialmente, a Assembleia Geral estava marcada para 20 de dezembro deste ano, mas foi remarcada para março do próximo ano. O novo estatuto já estará em vigor nas próximas eleições, que ocorrerão no final de 2026, e a implementação do direito ao voto para o Fiel Torcedor deve estar em vigor até no máximo as eleições de 2030.
Os principais tópicos da reforma estatutária incluem: direito de voto ao Fiel Torcedor; transformação e SAF; ampliação dos mandatos; remuneração a dirigentes; contratação de um CEO; ‘prefeito’ do Parque São Jorge; maior rigor financeiro, incluindo regras para uso de cartões corporativos e repasses ao Conselho; além de mudanças na Comissão de Ética. A Comissão da Reforma do Estatuto está trabalhando no texto desde o ano passado, e o anteprojeto foi desenvolvido a partir de debates internos e sugestões de grupos organizados externamente, como a Gaviões da Fiel, que se manifestou a favor da inclusão do direito ao voto para os torcedores.



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão