O técnico Dorival Júnior tem enfrentado o desafio de contornar uma série de lesões que atingiram o Corinthians desde sua chegada ao comando da equipe. A alternativa adoptada pela comissão técnica foi promover os jovens talentos das categorias de base. Os jogadores mais novos têm respondido positivamente, e o Timão tem vislumbrado resultados promissores devido ao trabalho do treinador. Um exemplo notável é o volante André, que marcou seu primeiro gol como profissional no último sábado.
André foi fundamental na jogada do terceiro gol, mostrando bom posicionamento ao acompanhar a jogada e, ao chegar à área adversária, finalizou com precisão, selando a vitória alvinegra sobre o Mirassol, na Neo Química Arena, no Campeonato Brasileiro. O jogador fez sua estreia pelo Corinthians na vitória por 1 a 0 contra o Fluminense, no Maracanã, em 13 de setembro. Ele foi relacionado em função das ausências significativas no meio-campo, como no jogo contra o Tricolor carioca, onde Dorival não contou com nomes importantes como Raniele, Charles, Carrillo, Rodrigo Garro e José Martínez, todos lesionados, além de Breno Bidon, que estava suspenso.
Outro acerto da comissão técnica foi confiar em Gui Negão, o centroavante que começou a ganhar espaço na equipe durante a recuperação de Yuri Alberto e Memphis Depay. A opção por jovens jogadores, como Gui e Kayke, em vez de veteranos como Romero e Talles Magno, reforça a busca por um ataque mais jovem e dinâmico. Gui Negão, em particular, tem se destacado, sendo fundamental na classificação do Corinthians sobre o Athletico-PR para as semifinais da Copa do Brasil, onde contribuiu com dois gols e uma assistência no confronto que terminou com um agregado de 3 a 0 para o Timão.
Com apenas 19 anos, Gui Negão já soma cinco gols e uma assistência em 14 partidas nesta temporada, o que o torna um forte candidato a desafiar a titularidade da dupla Yuri Alberto e Memphis Depay. Outros jovens da base, como Dieguinho e Luiz Gustavo Bahia, embora menos utilizados, também estão treinando com a equipe principal e aguardam uma oportunidade no time. A comissão técnica não apenas oferece oportunidades, mas acredita que esses atletas têm potencial para fazer a diferença quando acionados.
A filosofia de Dorival Júnior se alinha bem com a necessidade da equipe de promover talentos da base, resultando em soluções caseiras. Já na última semana, duas promessas se juntaram ao elenco profissional: Guilherme Amorim, destaque do sub-17, e Miguel Moscardo, atacante do sub-15. Segundo o auxiliar técnico Lucas Silvestre, o foco tem sido conhecer o máximo possível dos jogadores da base e integrá-los ao profissional, ressaltando que todos passam por um processo de adaptação.
A comissão técnica tem realizado um trabalho individualizado com os jovens, focando especialmente no ganho de massa muscular e na preparação física. A aceleração dos processos de adaptação é reflexo do número elevado de desfalques, mas os jovens têm demonstrado um ótimo desempenho. Silvestre comentou sobre a importância desse trabalho, que inclui avaliação da condição física e suporte personalizado, reforçando o papel da comissão na formação desses jogadores.
Após a vitória sobre o Mirassol, o Corinthians conseguiu se reabilitar, voltando a vencer após três rodadas no Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe ocupa a 12ª posição na tabela, com 33 pontos, ampliando a diferença em relação à zona de rebaixamento, estando oito pontos à frente do Vitória, que é o primeiro time em risco.
Os próximos desafios do Corinthians no Campeonato Brasileiro incluem o confronto contra o Santos, programado para o dia 15 de outubro, às 21h30, na Vila Belmiro, e um jogo em casa contra o Atlético-MG, agendado para o dia 18 de outubro, às 18h30, na Neo Química Arena.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
Craque do Timão feminino de saída? Ídola do Corinthians Gabi Zanotti pode estar de saída em 2026
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026