9/9/2025 05:10

REFORMA NO TIMÃO! Corinthians deve iniciar reestruturação no estatuto em breve!

REFORMA NO TIMÃO! Corinthians deve iniciar reestruturação no estatuto em breve!

Na última segunda-feira, o Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, realizou uma coletiva de imprensa no Teatro do Parque São Jorge, onde discutiu a reforma do estatuto do clube, um tema que gera grande expectativa entre os torcedores. A proposta de reformulação estatutária incluiu a discussão sobre o direito a voto dos sócios-torcedores, algo que tem sido amplamente solicitado pela torcida.

Durante a coletiva, Tuma enfatizou a necessidade de não apenas discutir a reforma do estatuto, mas também de implementar uma reestruturação administrativa e financeira eficaz. Ele destacou a importância de um sistema de compliance robusto, que atenda às exigências legais. "Precisamos criar um modelo de superintendência, que pode ser indicado pelo presidente, mas que tenha um mandato para realizar mudanças necessárias", afirmou Romeu Tuma.

O caso VaideBet, que gerou polêmica devido à falta de conformidade com os procedimentos de compliance do clube, foi mencionado por Tuma como um exemplo da urgência dessa reforma. Ele declarou a necessidade de um mecanismo que proteja o clube de decisões unilaterais do presidente em situações semelhantes, enfatizando a importância de governança séria e compliance adequado.

Outro ponto levantado por Tuma foi a inclusão de uma cota feminina para conselheiras no Corinthians, uma iniciativa que visa aumentar a representatividade feminina no clube. "As mulheres devem participar mais da vida política do clube", afirmou o dirigente, que pretende levar essa proposta a votação no Conselho Deliberativo.

O atual estatuto do Corinthians não contempla direitos de voto para os sócios-torcedores, mas Tuma informou que esse ponto já foi incluído no pré-projeto de reforma, embora necessite ainda de discussão adicional. A ampliação do colégio eleitoral, atualmente composto por cerca de 4,5 mil associados do clube social, também é uma das mudanças planejadas.

A reforma estatutária é um assunto de grande relevância, pois a última atualização data de quase uma década. O pré-projeto está previsto para ser apresentado ao Conselho Deliberativo neste mês de setembro, seguido de uma Assembleia Geral em dezembro, onde o novo estatuto poderá ser votado pelos associados.

Foto: Thais Bueno/Gazeta Press
Foto: Thais Bueno/Gazeta Press


VEJA TAMBÉM
- Corinthians negocia aumento de patrocínio master em meio a déficit crescente
- MP investiga Corinthians e avalia intervenção judicial em meio a crise interna e impasses financeiros
- Craques vão ser vendidos? Corinthians projeta milhões em vendas de craques em 2026


1092 visitas - Fonte: gazetaesportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade