O duelo entre Corinthians e Palmeiras sempre gera muita expectativa e recentes movimentos nos bastidores do futebol acentuam essa rivalidade. O Corinthians, por exemplo, negociou 30% dos direitos econômicos do meia-atacante Pedro com o Zenit, da Rússia, em uma transação que ocorreu em agosto do ano passado, mas que não foi divulgada na época.
Com essa venda, o Corinthians ficou sem direito sobre o atleta, exceto por meio do mecanismo de solidariedade da FIFA, que garante ao clube receber 2,5% de qualquer transferência internacional do jogador, devido à sua formação nas categorias de base entre os 12 e 18 anos. A atual negociação de Pedro com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, é avaliada em cerca de 35 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 222 milhões, valor que, se o Corinthians tivesse mantido sua participação, teria renderia cerca de R$ 66,6 milhões.
Os detalhes da venda dos 30% continuam sendo mantidos em sigilo, embora fontes tenham indicado que o valor foi consideravelmente inferior à quantia discutida atualmente com o clube saudita. Além disso, foi confirmado que a negociação envolveu a amortização de uma dívida com a empresa Elenko Sports, responsável pela gestão da carreira de Pedro e de outros jogadores. Nesse contexto, o ex-presidente Duilio Monteiro Alves mencionou que a venda contribuiu para a quitação de pendências financeiras, mas não fez menção à Elenko em suas declarações.
As tensões internas também são palpáveis. O atual presidente, Augusto Melo, contestou as gestões anteriores, atribuindo a Duilio a responsabilidade pelas vendas não transparentes de atletas das categorias de base. Essa troca de acusações reflete as complexidades financeiras que o clube enfrenta, especialmente considerando que, ao decidir vender sua parte de Pedro, o Corinthians já se encontrava em uma situação delicada, lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto