6/8/2025 14:16

Adil e Viola celebram gol do Porco e confiam no Corinthians.

Adil e Viola celebram gol do Porco e confiam no Corinthians.

1993 Corinthians x Palmeiras - Viola Corinthians imitar um porco Mata-mata, jogo de ida, Corinthians 1 x 0 Palmeiras, com o Timão como azarão e o Verdão como favorito . Se você pensou que estamos falando sobre as oitavas de final da Copa do Brasil 2025, você está enganado. O cenário é parecido, mas o assunto aqui é a final do Campeonato Paulista de 1993 . O Palmeiras , no final das contas, se sagrou campeão , mas o lance mais icônico daquela decisão foi a comemoração de Viola, que imitou um porco em provocação ao rival na vitória corintiana por 1 a 0 na primeira partida (assista ao vídeo acima). Parceiro do folclórico atacante na comemoração , o ex-meia Adil se recorda da cena como se fosse hoje. Um dos destaques do time comandado à época por Nelsinho Baptista, o ex-atleta conversou com o ge , contou que Viola fazia segredo sobre como ia comemorar os gols , disse que a provocação ao rival surpreendeu até os próprios companheiros e relembrou a repercussão que o caso tomou nos dias seguintes ao jogo , que antecederam à segunda partida em que o Palmeiras goleou por 4 a 0 e ficou com a taça. Adil dribla sequelas de grave acidente e chega feliz aos 60: “Sem vergonha de ser o que sou” + Siga o ge Zona da Mata no WhatsApp Antes de falar sobre o lance, Adil, que acredita na classificação corintiana na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, contextualiza como o Timão chegou àquela decisão diante do maior rival. Comandado por Nelsinho Baptista, o Corinthians de 1993 não era nem de longe o favorito a ganhar aquele Paulistão, que tinha como principais forças o Palmeiras, no começo da era Parmalat, e o São Paulo, de Telê Santana, que se sagraria bicampeão da Libertadores e do Mundial naquele ano, repetindo as conquistas de 1992. Jogador profissional mais velho do Brasil pode ser campeão em Minas aos 53 anos Ídolo do Corinthians supera golpe de R$ 50 milhões e depressão com jogos de várzea na periferia de SP No entanto, o time que tinha Viola, Adil, Neto e companhia se acertou e construiu uma boa campanha no Estadual, que culminou na chegada até a decisão, diante de um poderoso Palmeiras comandado por Vanderlei Luxemburgo, com jogadores como Evair, Edmundo, Zinho e Edilson. Apesar de ser considerado azarão na final, o Corinthians vivia bom momento e isso se traduzia no alto astral do elenco, que costumava fazer comemorações bem humoradas.

1993 Corinthians x Palmeiras - Viola Corinthians imitar um porco
Crédito da imagem: Globo Esporte

De acordo com Adil, era comum os jogadores combinarem na concentração como iriam celebrar os gols. Todos faziam isso, exceto o artilheiro do time, que preferia o mistério. “A gente vivia uma boa fase e, quando estávamos na concentração, um perguntava para o outro: “Se você fizer gol, qual comemoração você vai fazer?”. A gente combinava algumas coisas, mas o Viola nunca falava o que ele ia fazer. Aí ele vai, faz o gol e imita o porco. Ninguém esperava aquilo, foi uma surpresa total. E o primeiro a chegar até ele fui eu”.

Adil considera que a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo por si só já teria um impacto grande nos dias seguintes, já que o rival era o time a ser batido, com um investimento elevado em relação à equipe montada pelo presidente Vicente Matheus. No entanto, o camisa 11 lembra que a provocação de Viola mexeu com o brio dos palmeirenses e esquentou ainda mais o clássico para a partida decisiva.

“A força do corintiano é muito grande e isso contagia qualquer um. Por isso, acredito que os jogadores do Corinthians vão estar com a faca nos dentes e acredito na classificação”.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Brasil 2025
Crédito da imagem: Globo Esporte

Na segunda partida, o Palmeiras goleou por 4 a 0 e ficou com o título paulista daquele ano. Adil afirma que o time entrou muito nervoso em campo e o excesso de cartões, somado à superioridade do adversário, foi decisivo para que o Alvinegro ficasse sem o título.

Adil, que atualmente tem 60 anos e mora em São João Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, vê semelhanças entre os cenários do Paulistão de 1993 e a Copa do Brasil em 2025, não só pelo placar, mas pela diferença técnica das equipes. O ex-jogador, que sofreu grave um acidente automobilístico no ano 2000, reitera que o Palmeiras de Abel Ferreira é superior, assim como era o de Luxemburgo em relação ao Alvinegro de Nelsinho Baptista. No entanto, ele considera que o Corinthians de Dorival Júnior é uma boa equipe e, mesmo inferior, tem condições de sair o Allianz Parque com a classificação para as quartas de final.

“A força do corintiano é muito grande e isso contagia qualquer um. Por isso, acredito que os jogadores do Corinthians vão estar com a faca nos dentes e acredito na classificação”.

Palmeiras e Corinthians medem forças nesta quarta-feira a partir das 21h30 no Allianz Parque. Empate e vitória classificam o Alvinegro. O Verdão precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem para avançar. Triunfo palmeirense pelo placar mínimo leva a decisão da vaga para os pênaltis.



VEJA TAMBÉM
- GOLAÇÕOOOOOO! JOSÉ MARTINEZ ABRE O PLACAR PRO CORINTHIANS! 1 A 0 TIMÃO!
- ESCALADOS! Confira a escalação do Corinthians para o jogo de hoje!
- Jovens do Corinthians têm última chance para brilhar em teste decisivo antes da finalíssima


522 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade