Memphis Depay tem sido questionado por desempenho. Alvo de críticas por parte da imprensa e da torcida, Memphis Depay voltou ao centro das atenções no Corinthians após mais uma atuação discreta na derrota para o Bragantino e ausência confirmada para o próximo jogo.
Desde sua chegada ao clube paulista, o atacante holandês acumula 43 partidas, com 13 gols e 14 assistências. No entanto, em 2025, o rendimento caiu: foram apenas seis gols em 29 jogos. Apesar da contribuição na conquista do Campeonato Paulista e na classificação à fase preliminar da Libertadores de 2025, o jogador tem sido questionado pelo desempenho abaixo do esperado nas eliminações precoces tanto na pré-Libertadores quanto na Copa Sul-Americana.

A situação se agravou com a recente ausência em um treino, motivada por atrasos salariais, além da suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo na derrota para o Red Bull Bragantino. A exclusão do duelo contra o Ceará reacendeu o debate sobre o custo-benefício da contratação do camisa 10.

Durante o programa Galvão e Amigos, da TV Bandeirantes, o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo foi direto ao avaliar a contratação como um erro do clube. "Ele é muito menor do que aquilo que o Corinthians contratou. Não é um craque que vai resolver os problemas. Ele estava rejeitado na Europa, nunca foi destaque. Trouxeram ele para ser o grande nome e ele não é. Não vai chamar a responsabilidade nunca", afirmou Luxemburgo.
Apesar da crítica ao desempenho técnico, Luxemburgo isentou Depay de responsabilidade na negociação. "Ele é o menos culpado de tudo isso. Ele apenas pediu, quem aceitou pagar foi o clube", completou. Ricardo Rocha endossou a opinião do ex-treinador e destacou o impacto positivo que o Corinthians teve na carreira do jogador.
Atualmente, o Corinthians ocupa a 11ª posição no Brasileiro Betano, com cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. A equipe de Dorival Júnior tenta encerrar a sequência de quatro partidas sem vencer nesta quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), contra o Ceará, na Arena Castelão.