O Mundial de Clubes da Fifa já começou e está a todo vapor. As equipes brasileiras que enfrentaram os adversários europeus ainda não conseguiram balançar as redes. Corinthians conquistava o mundo pela segunda vez, há 10 anos – Fotos: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians Rodrigo Garro quer ficar no Corinthians, mas cobra reforços Ex-alvo do Timão, Sérgio Ramos vira destaque no Mundial O Palmeiras , que está no grupo A da competição, enfrentou o Porto no último domingo (15) e ficou no empate sem gols com os portugueses. Já o Fluminense , que está no grupo F, enfrentou o Borussia Dortmund e também ficou no 0 a 0. Diante deste cenário, o Corinthians segue sendo o único brasileiro a vencer uma equipe europeia em Mundiais. O feito aconteceu em 2012, quando o Timão venceu o Chelsea , da Inglaterra, por 1 a 0, sagrando-se bicampeão mundial.

Outras equipes brasileiras tiveram a chance de vencer, mas sequer chegaram à decisão, como aconteceu com Atlético-MG (2013), Palmeiras (2020), Flamengo (2022) e Botafogo (2024). Quando foram à final, também acabaram derrotados: o Grêmio perdeu para o Real Madrid (2017), o Flamengo foi superado pelo Liverpool (2019) e o Palmeiras caiu diante do Chelsea (2022).

No Mundial realizado neste ano, apenas o Botafogo, Flamengo e Fluminense são as únicas equipes brasileiras que disputam o torneio. O Corinthians, por sua vez, acompanha apenas como um espectador. Corinthians volta a campo daqui quase um mês. Com a pausa para a competição, o Timão tem um compromisso apenas no próximo mês. No dia 13 de julho, o clube comandado por Dorival Jr. enfrenta o Red Bull Bragantino.