Rodrigo Varanda tentará reencontrar o bom futebol que o tornou uma das principais joias do Corinthians em Pernambuco. O atacante ex-Timão tem pré-contrato assinado com a Fênix, recém classificada para as oitavas de final da Copa do Brasil, para disputar a Série C do Brasileiro. O jogador é esperado no Recife na próxima semana para se incorporar ao elenco do técnico Wyres Souza e terá vínculo até o final da Terceira Divisão. A informação do acerto do atleta com o Retrô foi dada inicialmente pela Rádio Jornal.
Algoz do Fortaleza na Copa do Brasil, Retrô venceu sete das últimas dez disputas de pênaltis. O Amazonas foi o último clube de Rodrigo Varanda, mas lá o jogador ficou pouco tempo: em nove partidas, deixou a Onça Pintada. Disputou cinco no Campeonato Amazonense, onde foi campeão, e quatro na Série B do Brasileiro. Marcou dois gols. Porém, terminou perdendo espaço depois da chegada do técnico Guilherme Alves. Sem tantas oportunidades no time titular, foi embora.
Rodrigo Varanda foi revelado no Corinthians e ganhou as primeiras chances como profissional em 2021, em cujo ano ganhou destaque após marcar um gol no clássico contra o Palmeiras. Cobiçado, teve minutagem: Paulistão, Copa do Brasil e Sul-Americana disputados. E então veio a queda de rendimento e os empréstimos para outras equipes: São Bernardo, Chapecoense, Akritas Chlorakas, do Chipre, Santa Clara, de Portugal, e América-MG - nos anos de 2023 e 2024.
Ex-Corinthians, Rodrigo Varanda põe fim à aposentadoria precoce, faz gol em clássico e rebate rótulos: "Não sou o que todo mundo fala". Vestindo a camisa do Coelho, Varanda esteve em campo em 28 partidas e marcou três gols, mas em meados de setembro de 2024, rescindiu com o clube mineiro para cuidar da saúde mental - ali anunciando também uma pausa na carreira. Rodrigo só voltaria a jogar no início deste ano, pela Série A2 do Campeonato Paulista, com o São José. Ele usava as dependências do clube para aprimorar a parte física, mas decidiu assinar contrato para jogar a Segunda Divisão do Paulista. Marcou três vezes e serviu uma assistência em 11 jogos.