O confronto entre Corinthians e Flamengo no próximo domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, terá um clima de Copa do Mundo, já que os dois clubes contam com a maior quantidade de jogadores que participaram do principal torneio de seleções. Dos 38 jogadores que estiveram na Copa do Mundo e agora atuam no Brasileirão, 12 deles fazem parte dos elencos do Rubro-Negro e do Timão.
O Flamengo lidera o ranking, com oito atletas de Copa do Mundo, seguido pelo Corinthians, com quatro. Nota-se também que seis clubes da Série A não tiveram representantes em Copas: Ceará, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Sport e Vitória.
Além de Flamengo e Corinthians, outros clubes que contam com jogadores que disputaram a Copa são: São Paulo (quatro), Atlético-MG (três), Fluminense (três), Internacional (três), Bahia (dois), Cruzeiro (dois), Grêmio (dois), Palmeiras (dois), Vasco (dois), Botafogo (um), Fortaleza (um) e Santos (um).
No Campeonato Brasileiro, o Brasil é o país mais representado, com 17 jogadores que estiveram na Copa do Mundo. Os demais países representados são: Uruguai (8), Equador (6), Argentina (2), Colômbia (1), Dinamarca (1), Holanda (1), Peru (1) e Portugal (1).
Thiago Silva, zagueiro do Fluminense, é o jogador com mais participações em Copas, tendo vestido a camisa do Brasil em 2010, 2014, 2018 e 2022. Já Neymar é o segundo com mais participações, tendo disputado as últimas três edições do Mundial com a camisa 10 do Brasil. O jogador que obteve a melhor colocação foi Memphis Depay, do Corinthians, terceiro colocado da Copa de 2014 com a Holanda.