O jovem zagueiro João Pedro Tchoca 'sumiu' das escalações do Corinthians nas últimas partidas. O defensor, que iniciou o ano como titular, passou a ser preterido na zaga alvinegra e tem amargado o banco de reservas, mas tenta reencontrar seu espaço após a demissão do técnico Ramón Díaz.
João Pedro Tchoca retornou ao Corinthians no início do ano após um período de empréstimo ao Ceará, que serviu para dar rodagem e experiência ao jovem zagueiro. E, nos primeiros jogos da temporada, o potencial do garoto foi reconhecido por Ramón, que lhe deu oportunidades. O defensor, por exemplo, foi titular no primeiro jogo da equipe em 2025, a vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela fase de grupos do Paulistão.
Depois, saiu jogando contra o Água Santa, e marcou o segundo gol do Timão no triunfo por 2 a 1 em casa. Tchoca passou a se destacar e ganhou a vaga entre os titulares. Em fevereiro, emendou uma sequência de cinco jogos consecutivos (quatro como titular e um saindo do banco), sendo dois clássicos pelo Estadual e um confronto importante pela segunda fase da Libertadores. Já no primeiro duelo contra o Barcelona de Guayaquil (Equador), pela terceira fase da Libertadores, Tchoca foi titular mais uma vez. O zagueiro, porém, cometeu um pênalti bobo quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0.
O primeiro gol iniciou a derrocada do Corinthians, que perdeu por 3 a 0 e acabou eliminado do torneio. O jovem ficou marcado pelo erro e, depois disso, não foi sequer relacionado para quatro partidas importantes da equipe: a semifinal do Paulista contra o Santos, o jogo de volta contra o Barcelona de Guayaquil na Libertadores, e os dois Derbys contra o Palmeiras na final do Estadual.
Tchoca só voltou aos relacionados no embate contra o Bahia, pela rodada de abertura do Brasileirão. Na ocasião, Ramón Díaz optou por mandar a campo uma escalação reserva. Ainda assim, o jogador só foi acionado após o intervalo. Ele disputou os 45 minutos finais, mas mostrou insegurança.
De lá para cá, Tchoca não foi mais utilizado pela comissão técnica de Ramón Díaz. Dos últimos cinco jogos em que o argentino esteve no comando, o atleta não foi relacionado em um e amargou a reserva em quatro. Agora, com a demissão do treinador, ele tenta recuperar espaço. A grande dificuldade é que, hoje, o Corinthians conta com outras quatro peças para a zaga. Gustavo Henrique e Félix Torres são considerados titulares, enquanto André Ramalho e Cacá também aparecem no banco de reservas.