A passagem do técnico Ramón Díaz no Corinthians chegou ao fim. Na tarde desta quinta-feira, o clube comunicou a demissão do treinador, que não resistiu aos desempenhos e aos resultados ruins após a final do Campeonato Paulista. A gota d'água foi a derrota para o Fluminense, em casa, na última quarta-feira. A diretoria já está se movimentando no mercado e tem o técnico Dorival Júnior como plano A . Segundo apurado pela Gazeta Esportiva , o clube já fez contatos iniciais para tentar a contratação do treinador, mas ainda aguarda uma resposta oficial de Dorival.
Ramón Díaz deixa o comando técnico do Corinthians.
Nesta quinta-feira (17), o Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento de Ramón Díaz do cargo de técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do… pic.twitter.com/zw2CWdMxUG
— Corinthians (@Corinthians) April 17, 2025
Desse modo, a Gazeta Esportiva traz um panorama geral para mostrar ao torcedor corintiano como foram os últimos cinco trabalhos de Dorival, que está na mira do Corinthians. Nos últimos cinco anos, Dorival Júnior esteve no comando de quatro clubes do futebol nacional: Athletico-PR, Ceará, Flamengo e São Paulo. Além disso, também treinou a Seleção Brasileira.
Athletico-PR (2020): Dorival Júnior foi contratado pelo Athletico-PR no final de 2019. Tiago Nunes havia deixado o clube para fechar com o Corinthians e Dorival assumiu o clube paranaense. Teve 9 vitórias e 6 derrotas em 18 jogos pelo Furacão.
Ceará (2022): Coincidentemente, o cenário se repetiu, e Dorival Júnior assumiu o comando do Ceará também após a saída de Tiago Nunes. Depois de quase dois anos longe do futebol, Dorival voltou a treinar uma equipe e foi anunciado pelo Vôzão em março de 2022. Na equipe, Dorival teve 11 vitórias e 3 derrotas em 18 jogos.
Flamengo (2022): No dia 9 de junho de 2022, o Flamengo oficializou a saída do técnico Paulo Sousa. O Rubro-Negro carioca, então, foi atrás de Dorival, que aceitou trocar o Ceará pelo Rio de Janeiro. Um dia depois, no dia 10, Dorival foi anunciado como novo treinador do clube da Gávea. 23 vitórias e 9 derrotas em 38 jogos, com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
São Paulo (2023): Após deixar o Flamengo, Dorival Júnior aceitou retornar ao São Paulo para uma segunda passagem. Ele assumiu em abril de 2023, após a demissão de Rogério Ceni. Teve 24 vitórias e 16 derrotas em 54 jogos, vencendo a Copa do Brasil.
Seleção Brasileira (2024/2025): Por fim, o trabalho mais recente de Dorival Júnior é na Seleção Brasileira. O treinador foi contratado e anunciado pela CBF em janeiro de 2024 após a demissão de Fernando Diniz. Sob muita pressão, teve 7 vitórias e 3 derrotas em 16 jogos com a Amarelinha.