O venezuelano José Martínez sequer completou seis meses morando no Brasil, mas já se sente adaptado ao Corinthians. Repleto de expectativa para o calendário de 2025, o volante detalha a expectativa em disputar a Conmebol Libertadores, revela bastidores da pré-temporada do elenco e diz que assinar com o clube do Parque São Jorge foi a melhor decisão tomada em sua carreira. Por mais que seja um atleta constantemente convocado para a seleção de seu país, tendo inclusive disputado duas edições da Copa América (2021 e 2024), Martínez colecionava passagens por equipes da Venezuela e havia defendido o Philadelphia Union, da MLS (Major League Soccer). Desde agosto do ano passado tem vivido na pele a experiência de atuar pelo Corinthians e conhecido de perto a repercussão de defender a equipe com a segunda maior torcida do país. – Estou muito feliz em estar no Corinthians, acho que foi a melhor decisão que pude tomar em vir para um clube tão grande. Estou feliz pelos rapazes, é uma equipe muito unida, feliz – explicou o volante em entrevista ao ge durante a pré-temporada.
Em um curto espaço de tempo, o venezuelano criou uma conexão com o clube, torcida e com o elenco. Afinal, apesar da pressão ao chegar ao futebol brasileiro com o Timão brigando para não ser rebaixado, a experiência foi única. Em quatro meses, foram 19 jogos e 1.086 minutos em campo, sendo peça importante na arrancada de nove vitórias seguidas no Brasileirão que tirou o Corinthians das últimas posições da tabela e o colocou na terceira fase da Copa do Brasil e na fase prévia da Libertadores.
– Acredito que nessa vida se você não se arrisca, não ganha nada. Me arrisquei a vir ao Corinthians e saiu da melhor forma possível. Nos Estados Unidos, estava tranquilo até demais. Lá, se joga muito pouco. No Corinthians, eu já joguei mais de 900 minutos, é muita coisa. – Quero seguir crescendo, tomei a melhor decisão. É um futebol diferente, se joga mais com a bola. Sou um jogador da seleção do meu país, estamos brigando por uma vaga na Copa do Mundo e aqui me sinto melhor preparado fisicamente. Também por isso, sinto que tomei a melhor decisão.
Agora, aos 30 anos, o meio-campista terá a primeira oportunidade na carreira de disputar a principal competição de clubes da América do Sul. A estreia, marcada para o dia 19 de fevereiro, será em casa diante da Universidad Central de Venezuela, a UCV. A oportunidade é perfeita para convidar amigos e familiares que vivem em Maracaibo, sua cidade-natal, para acompanhá-lo de perto vestindo uma das camisas mais importantes do futebol brasileiro.
– Para todo jogador, ter a oportunidade de jogar no próprio país é muito bom, ainda mais em uma competição internacional. Quando saiu o sorteio e vi que era a UCV fiquei feliz, tenho vários amigos lá e fiquei feliz. Toda a minha família quer me ver jogar com o Corinthians, vou ter a oportunidade de estrear na Copa Libertadores contra uma equipe venezuelana. Poder ter a minha família lá é o melhor que pode acontecer. Estou falando com eles já para viabilizarmos isso – explicou o sorridente volante do Timão.
O bate-papo com Martínez se deu na última sexta-feira (10) entre um período e outro das atividades de pré-temporada do elenco no CT Joaquim Grava. Durante a conversa, o venezuelano fazia questão de frisar o trabalho duro do elenco em campo e o clima positivo no vestiário. Em uma de suas respostas, o volante explicou que ainda não teve tempo para visitar pontos turísticos do Brasil ou até mesmo passear pela cidade de São Paulo. Segundo o próprio Martínez, a explicação se dá pelo foco e motivação em fazer o Corinthians competitivo.



Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após título contra o Vasco
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Barca de saídas! Corinthians não renova com jogadores e estão de saída ao fim do ano
Corinthians ironiza Vasco nas redes e transforma fotógrafo em “Gustavo Vice”; Entenda
Adeus! Corinthians anuncia saída de executivo de futebol Fabinho Soldado
Se defendeu! Após acusações de ter vazado contrato de Memphis Depay vice presidente Armando Mendonça se defende publicamente
Não vai sair! Corinthians recusa proposta milionária da Europa por Hugo Souza
Fizeram as pazes? Craque Neto manda recado para craque do Corinthians Memphis Depay após titulo